Cine Freud retoma exibições gratuitas de filmes; confira a programação do semestre
- Quarta, 27 Fevereiro 2019 14:23
O Cine Freud, Cultura e Arte, projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Psicanálise da Universidade Federal do Ceará, deu início nesta quarta-feira (27) à programação do semestre 2019.1, com exibição de filmes e outras produções audiovisuais, seguida de palestra e debate. O primeiro filme exibido foi Em chamas, do diretor sul-coreano Lee Chang-dong (2018/148 min).
As exibições ocorrem sempre a partir das 14h, no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2683, Benfica). O projeto é aberto à comunidade, com inscrição gratuita, via formulário eletrônico ou de forma presencial, no local do evento, somente no dia da sessão, a partir das 13h30min.
Neste semestre, durante todo o mês de maio, as exibições terão o tema "Psicoses e autismos na infância". Haverá entrega de declaração de participação no evento mediante solicitação à equipe organizadora.
Confira a programação do semestre.
13 / março / 2019 – O quarto de Jack
[Room / 2015 / Lenny Abrahamson / Canadá, Irlanda / 117 min]
Ma (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) vivem presos em um quarto. Ela faz o possível para deixar a criança feliz e segura, mas, à medida que a curiosidade de Jack sobre sua situação aumenta, Ma elabora um plano de fuga.
Palestrante: Francirene de Paula
27 / março / 2019 – Suaçuamussará
[Suaçuamussará / 2015 / Henrique Dídimo / Brasil / 86 min]
O documentário relata a jornada de duas lideranças do povo tremembé, o cacique João Venança e o pajé Luís Caboco. Mestres da cultura do Ceará, eles percorreram 14 comunidades indígenas, mostrando atividades tradicionais desses povos e escutando histórias sobre suas origens e lutas.
Palestrante: João Paulo Vieira
3 / abril / 2019 – Defensorxs
[Defensorxs / 2015 / Bruno Xavier, Pedro Rocha, Roger Pires, Yargo Gurjão / Brasil / 90 min]
O documentário traça um panorama sobre homens e mulheres que lutam pela garantia dos direitos fundamentais para todas as pessoas. Filmado nas cinco regiões do Brasil, o Coletivo Nigéria acompanhou o cotidiano de lideranças sociais que buscam melhorias e avanços em suas pautas.
Palestrante: Yargo Gurjão
10 / abril / 2019 – O silêncio do céu
[O silêncio do céu / 2016 / Marco Dutra / Brasil / 102 min]
Após ser vítima de um estupro dentro da própria casa, Diana (Carolina Dieckmann) decide manter isso em segredo. Mario (Leonardo Sbaraglia), seu marido, também esconde um segredo. O silêncio evidencia conflitos antigos do casal e Mario planeja uma vingança.
Palestrante: Morena Simonetti
24 / abril / 2019 – Juno
[Juno / 2007 / Jason Reitman / EUA / 96 min]
Juno (Ellen Page) é uma jovem de 16 anos que engravida acidentalmente de seu melhor amigo. Após desistir de fazer um aborto, ela decide entregar o bebê para adoção. É assim que ela conhece o casal Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), com quem desenvolve uma complicada relação.
Palestrante: Henrique Luz
8 / maio / 2019 – Temple Grandin
[Temple Grandin / 2010 / Mick Jackson / EUA / 107 min]
Temple (Claire Danes) é diagnosticada na infância com autismo. Apesar da recomendação médica para internação psiquiátrica, sua mãe, Eustacia (Julia Ormond), decide colocá-la em uma escola formal. Lá, ela é encorajada a ir para a universidade, onde inova o campo da pecuária.
Mediadora: Karla Martins
Palestrante: Luana Timbó
15 / maio / 2019 – Em um mundo interior
[Em um mundo interior / 2018 / Flavio Frederico, Mariana Pamplona / Brasil / 75 min]
O documentário acompanha a rotina de sete crianças brasileiras de diferentes regiões, classes sociais e graus de transtorno do espectro do autismo. De forma poética e tocante, o filme apresenta o universo dessas crianças através de uma experiência sensorial e cognitiva.
Palestrante: Renata Campos
22 / maio / 2019 – Léolo
[Léolo / 1992 / Jean-Claude Lauzón / França / 107 min]
O jovem Léolo (Maxime Collin) vive em uma terra de fantasia criada por ele enquanto convive com uma família severamente disfuncional. À medida que ele cresce e tem novas experiências, os dois mundos sofrem consequências.
Palestrante: Ricardo Maia
29 / maio / 2019 – O começo da vida
[O começo da vida / 2016 / Estela Renner / Brasil / 101 min]
O documentário retrata a importância dos primeiros mil dias de vida de vários recém-nascidos com suas famílias em todo o mundo. Especialistas mostram, por meio de entrevistas, como essa fase pode moldar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.
Palestrante: Rebeca Castro
5 / junho / 2019 – Bird box
[Bird box / 2018 / Susanne Bier / EUA / 125 min]
Em um mundo pós-apocalíptico onde uma força misteriosa dizimou a maior parte da população, Malorie (Sandra Bullock) e seus filhos vão em busca de um refúgio. Para alcançá-lo, eles precisam atravessar uma floresta e seguir um rio vendados para não sofrer um terrível destino.
Palestrante: Meury Araújo
12 / junho / 2019 – O homem que amava as mulheres
[L'homme qui aimait les femmes / 1977 / François Truffaut / França / 120 min]
Bertrand Morane (Charles Denner) escreve sua biografia narrando uma vida consagrada às mulheres: as frustrações com a mãe, as conquistas amorosas e a história com Geneviève Bigey (Brigitte Fossey), sua editora e amante.
Palestrante: Luciano Oliveira
Fonte: Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 85 3366 7727 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.