Nazismo na Alemanha é tema de sarau literário nesta quarta (17) na Casa de Cultura Alemã
- Terça, 16 Abril 2019 09:22
A Casa de Cultura Alemã realiza nesta quarta-feira (17), às 16h, na Sala Interarte, o sarau literário "Sob o signo da liberdade" com a especialista em literatura alemã Melanie Dietrich. Na ocasião, será feita a leitura em alemão, com tradução simultânea para o português, do livro Sansibar oder der letzte Grund, de Alfred Andersch.
Após a leitura, o público poderá participar de um bate-papo com a pesquisadora sobre o contexto político-social atual na Alemanha e no Brasil. A iniciativa integra o Projeto Quarta Cultural e tem organização da Profª Reseda Streb.
Mais informações podem ser conferidas nas páginas da Casa de Cultura Alemã no Facebook e Instagram.
SOBRE O LIVRO – Sansibar oder der letzte Grund é um romance considerado tão atual hoje quanto no momento de seu lançamento, em 1957. O tema do livro é a autodeterminação do indivíduo em meio a pressões políticas e sociais: na Alemanha nazista, cinco pessoas, todas elas adversárias "dos outros" – como os nazistas são chamados no livro –, se veem confrontadas com a questão de saber até que ponto seus sonhos poderão sobreviver diante do regime fascista.
Os caminhos dos personagens convergem graças ao personagem principal secreto do livro: o "aluno de convento que lê", uma escultura em madeira de uma igreja que incomoda muito "os outros" por representar a leitura independente e crítica.
A CONVIDADA – Nascida em Colônia (Alemanha) em 1974, Melanie Dietrich estudou Letras (holandês e alemão) e Etnologia nas Universidades de Colônia e Leiden (Países Baixos), com foco na ciência literária, nos estudos medievais e na teoria literária pós-colonial. Também tem formação como livreira, pedagoga literária e promotora da leitura. Tem especial interesse na interface entre a leitura e a vida (pesquisa dos efeitos da leitura).
Fonte: Casa de Cultura Alemã – fone: (85) 3366 7643