PET-Estatística programa oficina sobre software R na Escola de Ensino Profissional Júlia Giffoni

Imagem: fotos de alunos sentados em círculo em um laboratório de informáticaIntegrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Estatística da Universidade Federal do Ceará participam de mais uma edição do Programa R nas Escolas. A cada semestre, o grupo escolhe uma escola pública para repassar aos alunos noções do uso do software R vinculadas aos conhecimentos de matemática básica.

Nesta edição, 23 estudantes do ensino médio da Escola de Ensino Profissional Júlia Giffoni, localizada no bairro Planalto Pici, em Fortaleza, participam das oficinas, que ocorrem durante as manhãs dos sábados. O primeiro encontro foi no dia 13 de abril. Os próximos estão agendados para este sábado (27) e para o dia 4 de maio.

Atualmente, 16 integrantes do PET, entre bolsistas voluntários e remunerados, participam do projeto, que tem o objetivo de promover o ensino de matemática e estatística para estudantes do ensino médio apoiados pelo software. R é uma linguagem computacional que permite a análise e a representação gráfica de dados. A ferramenta, gratuita, é utilizada principalmente para fins estatísticos, mas também pode ser usada para operações matemáticas, trabalhos com vetores e matrizes, manipulação de dados e geração de gráficos.

No Programa R nas Escolas, os alunos aprendem a utilizar o software para operações simples de matemática, como adição, subtração, multiplicação e divisão, assim como para operações com vetores, matrizes, funções, bancos de dados e noções de estatística. A ideia é "desmistificar a matemática e compreender sua importância para o dia a dia do profissional de diversas áreas, em particular a área do estatístico", destacam os organizadores do projeto na apostila do curso.

Promovido semestralmente pelo PET-Estatística, o Programa R nas Escolas já visitou mais de 15 instituições públicas de ensino no Ceará. As escolas interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com o PET via formulário eletrônico. O principal critério de seleção é ser instituição pública de ensino. A seleção dos alunos que irão participar do projeto fica por conta da escola.

Fonte: Prof. Julio Barros Neto, tutor do PET-Estatística – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.