Agência UFC: moradia segura e legal para população de baixa renda de Fortaleza

Imagem: Integrantes do ETECS reunidos em frente à sede do projeto (Foto: Ribamar Neto/UFC)Um espaço construído nos moldes de uma casa popular para servir de local de trabalho. Nesse lugar, localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, são desenvolvidas as atividades do Escritório de Tecnologia Social (ETECS). O projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará foi colocado em prática em 2006 pelo Prof. Alexandre Bertini, do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil, com o objetivo de ajudar famílias carentes a realizar o sonho de uma moradia projetada e/ou regularizada.

De lá para cá, já foram cerca de 750 projetos desenvolvidos. A iniciativa pioneira antecipou-se em dois anos à promulgação da Lei n° 11.888/2008, a chamada Lei da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), que assegura a famílias com renda de até três salários mínimos assistência técnica gratuita por profissionais qualificados.

No ano passado, o ETECS recebeu menção honrosa na primeira edição do Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Prêmio ODS Brasil). A premiação, que é uma iniciativa do Governo Federal, reconheceu o escritório como um dos 10 melhores projetos de pesquisa e extensão do Brasil. Veja a matéria completa sobre o trabalho da equipe no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331