Artigo orientado por professor do Design é premiado em revista nacional de inovação em saúde

Imagem: A jornalista Ludmila Wanbergna; o Prof. Paulo Alcobia, do Curso de Design da UFC; e o Prof. Danilo Nagem, do Curso de Engenharia Biomédica da UFRN, na defesa da dissertação (Foto: Arquivo pessoal) O artigo "Proposta de metodologia de projeto de sinalização para um hospital universitário federal" foi premiado na última edição da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde (volume 8, número 3, ano 2018). A publicação é resultado da dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde, de Ludmila Wanbergna, jornalista do Complexo Hospitalar da Universidade Federal Ceará com atuação no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

A pesquisa contou com a orientação dos professores doutores Danilo Alves Pinto Nagem, do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Paulo Jorge Alcobia Simões, do Curso de Design da UFC. Como explica Ludmila, a experiência vivida na construção do projeto de sinalização do Hospital Universitário Walter Cantídio mostrou que é possível fazer a diferença na gestão pública com inovação, parcerias, criatividade e senso de oportunidade. "Outro aprendizado foi a definição de uma proposta metodológica adequada à realidade do hospital universitário, com forte participação da comunidade hospitalar", completa.

Para o Prof. Paulo Alcobia, um dos principais ganhos com a pesquisa foi "o consenso com relação a um sistema único de sinalização, mantendo a diversidade de perfis de usuários e a padronização de nomenclatura de espaços comuns (banheiros, postos de enfermagem, salas de apoio acadêmico etc.)".

SELEÇÃO – O Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde é da UFRN em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), estatal responsável pela gestão dos hospitais universitários federais no País. O projeto de Ludmila foi um dos 15 selecionados no Brasil entre os 129 projetos inscritos no mestrado profissional da UFRN.

Imagem: Capa da "Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde" (Imagem: Divulgação)O projeto de sinalização proposto para o Hospital Universitário Walter Cantídio conta com 146 categorias de elementos, assim divididas: comunicação, 59; segurança do trabalhador e do paciente, 60; e hotelaria, 27. São placas internas e especiais; quadros informativos; totens físico e digital; adesivos com QR Code; mapa tátil; placas em braile; bolsões de acrílico; faixas de piso e parede; adesivos de porta e parede; fachadas; cones e cavaletes; e pinturas demarcadas de piso e parede. As 146 categorias geraram 19.177 elementos de sinalização. As especificações dos elementos estão organizadas e detalhadas no Sistema de Gerenciamento de Conteúdo de Sinalização, especialmente desenvolvido para o projeto.

O artigo premiado "Proposta de metodologia de projeto de sinalização para um hospital universitário federal" está disponível on-line.

O Manual de Sinalização e Ambientação do Hospital Universitário Walter Cantídio também pode ser acessado na Internet.

Fontes: Ludmila Wanbergna, jornalista do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: (85) 3366 8183; Prof. Paulo Alcobia, do Curso de Design da UFC – fones: (85) 3366 7955 e 3366 7956