Docente da UFC é selecionada para programa de treinamento no Japão sobre saúde materno-infantil

Imagem: Foto da professora Ana Kelve A Profª Ana Kelve Damasceno, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, vai longe quando o assunto é saúde materno-infantil. Ela foi um dos sete profissionais da área da saúde selecionados para participar do Programa de Atividades de Saúde Pública para o Fortalecimento da Saúde Materno-Infantil, treinamento promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA, na sigla em inglês).

A professora terá todas as despesas de passagem, hospedagem e alimentação custeadas pela agência japonesa durante a participação no curso, que ocorrerá de 22 de maio a 13 de julho, na província de Okinawa, extremo sul do Japão.

O curso é destinado a responsáveis pela gestão de enfermagem em países como Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O Brasil será representando por Ana Kelve e por outra profissional do Paraná.

A iniciativa tem o objetivo de apresentar aos participantes conhecimentos para solucionar questões relativas à saúde materno-infantil de países em desenvolvimento a partir das experiências positivas em Okinawa.

Na ocasião, de acordo com o material de divulgação do treinamento, o grupo terá a oportunidade de conhecer a história das atividades de saúde pública, com destaque para as práticas, os sistemas de saúde e o desenvolvimento de recursos humanos no Japão, a fim de analisar a possibilidade de execução dessas ações em seus respectivos países.

CURRÍCULO – Ana Kelve Damasceno fez estágio pós-doutoral na University of British Columbia, no Canadá, e doutorado (2005) e mestrado (2002) em Enfermagem pela UFC. Pela mesma universidade, especializou-se em Saúde da Família (1999) e em Enfermagem Obstétrica (2000).

Atualmente, é professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC e integrante do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Atua como coordenadora didático-pedagógica da Residência em Enfermagem Obstétrica na UFC, além do grupo de pesquisa Enfermagem na Promoção da Saúde Materna e do projeto de extensão Projeto Integrado de Educação em Saúde na Comunidade.

Fonte: Secretaria da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.