Agência UFC: pesquisadores em Biotecnologia desenvolvem banco de microalgas

Imagem: As pesquisas com microalgas são coordenadas pelo Prof. André Luís Coelho, da pós-graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais (Foto: Ribamar Neto/UFC)Elas estão por toda parte: rios, lagos, oceanos e até mesmo solos úmidos. Mas ainda há um longo caminho a ser explorado quando se pensa na imensa potencialidade biotecnológica das microalgas ‒ seres unicelulares e fotossintetizantes. Elas são objeto de estudo de um grupo da pós-graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais da Universidade Federal do Ceará.

A pesquisa, coordenada pelo Prof. André Luís Coelho, investiga novas aplicações desses organismos com foco principal na prospecção de compostos bioativos, em particular, proteínas.

Atualmente, os estudos sobre microalgas se concentram no elevado teor de lipídios ou polissacarídeos para a produção de biocombustíveis. A ideia do grupo, porém, é trabalhar outras potencialidades, como a prospecção de moléculas com possíveis aplicações biotecnológicas em cosméticos, alimentos e tratamento de água.

Veja a matéria completa no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331