Procurar no portal

Professor de Sobral integra publicação internacional sobre doença dos nervos da face

Imagem: Prof. Paulo Roberto Lacerda Leal, do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral, foi o único pesquisador brasileiro selecionado para integrar o European Academy of Neurology Guideline on Trigeminal Neuralgia (Foto: Divulgação)O Prof. Paulo Roberto Lacerda Leal, do Curso de Medicina do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, foi o único pesquisador brasileiro selecionado para integrar a publicação European Academy of Neurology Guideline on Trigeminal Neuralgia. O trabalho, que contou com a participação de 14 especialistas internacionais em neuralgia do trigêmeo, aborda um novo consenso europeu sobre a doença incapacitante que afeta os nervos da face.

O artigo será publicado em junho, no European Journal of Neurology, principal comunicação científica europeia na área de neurologia. O texto traz recentes evidências sobre a importância da imagem na investigação diagnóstica da doença, bem como resultados sobre os principais tratamentos clínicos e cirúrgicos.

O convite ao Prof. Paulo Roberto Leal é fruto de seus mais de 15 anos de pesquisas sobre a enfermidade, que resultaram em publicações em jornais de relevância internacional, capítulos de livro e prêmios em congressos.

O artigo pode ser encontrado on-line gratuitamente, na íntegra, no site do European Journal of Neurology.

NEURALGIA DO TRIGÊMEO – Conhecida como tique doloroso, a enfermidade é caracterizada por uma dor intensa e súbita em um lado do rosto. Descrita como equivalente a um choque, essa dor pode ser desencadeada por mastigação, fala ou escovação dos dentes, entre outros fatores. É uma doença incapacitante, e, segundo evidências, a maioria dos casos ocorre devido à compressão do nervo trigêmeo, que fica na face, por um vaso sanguíneo.

Fonte: Prof. Paulo Roberto Lacerda Leal, do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral – fone: (88) 3695 4701

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300