Palestra de professora de Yale sobre relações entre pais de classe média alta e babás é adiada

Imagem: Pesquisa da Profª Ana Ramos-Zayas sobre pais de classe média alta e as babás de suas crianças brancas foi desenvolvida no Rio de Janeiro e em Porto Rico (Foto: Divulgação)A aula pública que a antropóloga Ana Ramos-Zayas, professora da Universidade de Yale (Estados Unidos), ministraria nesta segunda-feira (13), às 10h, no Auditório Luiz de Gonzaga, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (área 3 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2995, Benfica), foi adiada. A nova data será informada em breve pela organização do evento.

Intitulada "Impérios de pais ricos e suas crianças brancas: economia moral do privilégio no Brasil e em Porto Rico", a palestra será realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, com apoio do Centro de Humanidades, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

A pesquisa etnográfica de Ramos-Zayas sobre a cultura do privilégio nas relações entre pais de classe média alta e as babás de suas crianças brancas foi desenvolvida no Rio de Janeiro e em Porto Rico, onde nasceu a pesquisadora.

No Brasil, a etnografia foi realizada com casais cariocas ricos de Ipanema, bairro da zona sul da capital fluminense, e mostra que, revestido sob um viés de legalidade do trabalho e disfarçado pela linguagem de intimidade e emoção – "é como se fosse da família" –, o emprego doméstico é uma das chaves mais importantes para se compreender a manutenção do racismo estrutural no Brasil. Uma das formas de sua expressão é a ambiguidade nessas relações, que se revela, por exemplo, nas diversas desconfianças alimentadas quanto às empregadas. O Brasil é o país com o maior número de trabalhadores domésticos do mundo. São 6,1 milhões de mulheres e 504 mil homens trabalhando nessa condição, de acordo com dados da Organização Mundial do Trabalho (2010).

A aula de Ramos-Zayas também será uma apresentação do livro de sua autoria a ser lançado em breve nos Estados Unidos: Parenting empires: class, whiteness and the moral economy of privilege in Brazil and Puerto Rico (Impérios da parentalidade: classe, branquitude e economia moral do privilégio no Brasil e em Porto Rico, em tradução livre; Durham: Duke University Press, 2019).

A pesquisadora tem mestrado e doutorado em Antropologia pela Universidade de Columbia (Estados Unidos). É professora da Universidade de Yale desde 2017, onde leciona cursos e orienta pesquisas sobre estudos americanos e feministas e também sobre raça, etnicidade e migração. Mais informações sobre a pesquisadora podem ser encontradas em sua página no site da Universidade de Yale.

Fonte: Profª Geísa Mattos, do Departamento de Ciências Sociais da UFC – fones: (85) 3366 7415 e 3366 7416