Curso de Publicidade e Propaganda e ONG lançam vídeo sobre Dia das Mães e diversidade

Imagem: Cena do vídeoEm parceria com a organização não governamental Mães pela Diversidade, o Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará está lançando um vídeo em comemoração do Dia das Mães (veja abaixo). A produção celebra o amor entre mães e filhos LGBTs e chama a atenção para a importância das mães no apoio, amparo e fortalecimento de seus filhos.

O roteiro do vídeo foi concebido e produzido com a presença e participação de mães que compõem o coletivo e com estudantes da disciplina opcional Ética Aplicada à Criação Publicitária do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC. O processo de criação foi iniciado em sala de aula e contou com a mobilização das mães do coletivo, que cederam imagens da infância de seus filhos e filhas e disponibilizarem fotos atuais de suas famílias. O material será veiculado nas mídias sociais da ONG.

O coletivo Mães pela Diversidade é uma ONG que tem como pilares a independência, a laicidade e o suprapartidarismo. Nasceu na cidade de São Paulo em 2014, fruto de um encontro espontâneo de mães e pais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de todo o Brasil, preocupados com o avanço do fundamentalismo religioso, a insegurança jurídica, o preconceito e a violência contra a população LGBTQI+. Além disso, o grupo luta pelos direitos civis de seus filhos e filhas.

De acordo com relatório do Grupo Gay da Bahia, uma das instituições pioneiras do movimento no Brasil, a cada 20 horas um LGBT foi morto ou cometeu suicídio no País em 2018. Há 39 anos esse grupo faz o estudo da violência sofrida por essa população e no ano passado foram contabilizados 420 assassinatos de LGBTs. Neste contexto, os produtores do vídeo consideram importante que diversos grupos se engajem na luta pelo respeito à diversidade e em prol dos direitos humanos.

A disciplina Ética Aplicada à Criação Publicitária tem desenvolvido trabalhos com o objetivo de sensibilizar os futuros publicitários com temas relacionados às representações sociais nas mídias, desafiando os estudantes a pensar em soluções de comunicação para enfrentar problemas sociais como a desigualdade, a violência e o silenciamento de grupos vulneráveis. Confira o vídeo abaixo.

Fontes: Profª Glícia Pontes, do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Evelize Regis, da ONG Mães pela Diversidade – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.