Alunos de Engenharia de Alimentos têm projeto selecionado para evento na Colômbia

Imagem: O trabalho, de autoria dos estudantes Francisco Augusto Oliveira, Nhaiara Monteiro, Fernando Eugênio Teixeira, Alana Uchoa e Samara Patrício, foi orientado pela Profª Juliane Döering Gasparin Carvalho (na frente, segunda à esquerda), do Departamento de Engenharia de Alimentos (Foto: Ana Letícia Eufrásia)Um projeto de iniciativa de alunos do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará foi anunciado, no início deste mês, como um dos finalistas na competição internacional Eco-Desafio, coordenada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), a PepsiCo América Latina e a Young Americas Business Trust (YABT).

O TropFir é uma bebida mista fermentada (kefir) de leite de cabra adicionado de polpas de frutos tropicais, como manga, acerola, goiaba, murici, caju, maracujá, pitaya e mandacaru rosa. Entre os dias 23 e 25 de junho, o projeto da UFC será apresentado em um evento internacional em Medellín, na Colômbia, e concorrerá a um prêmio de US$ 5 mil a título de capital para investir no desenvolvimento da ideia.

O trabalho, de autoria dos estudantes Francisco Augusto Oliveira, Nhaiara Monteiro, Fernando Eugênio Teixeira, Alana Uchoa e Samara Patrício, foi orientado pela Profª Juliane Döering Gasparin Carvalho, do Departamento de Engenharia de Alimentos. A criação do grupo foi impulsionada nas atividades desenvolvidas no Núcleo de Estudos em Laticínios, do Centro de Ciências Agrárias da UFC. Em fase de estudos, o TropFir será testado em misturas com outros frutos tropicais e ainda neste ano será dada entrada no processo de licenciamento para patentear o produto.

Na categoria Nutrição do Eco-Desafio, participam dois representantes brasileiros: a equipe da UFC e outra da Bahia, selecionadas em um universo de 5.106 projetos inscritos. Para serem aprovados, os proponentes enviaram projetos e planos de negócios com soluções que aumentam o acesso a alimentos e bebidas nutritivos e saudáveis, comercializados a preços acessíveis, e que apoiam positivamente a nutrição de populações de baixa renda, especialmente nas áreas rurais.

SAIBA MAIS – O Eco-Desafio reúne propostas de inovação de produtos e serviços desenvolvidos por jovens empreendedores de 18 a 34 anos oriundos de países da América Latina e do Caribe. Os projetos selecionados nas categorias Nutrição, Meio Ambiente e Mulheres devem responder a demandas nos contextos local e regional, possuir viabilidade e também atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Em oito edições do Eco-Desafio, segundo os organizadores, foram apoiadas 13.048 propostas de negócios em 33 países.

Mais informações podem ser consultadas no site do evento.

Fonte: Profª Juliane Döering Gasparin Carvalho, do Departamento de Engenharia de Alimentos e coordenadora do Núcleo de Estudos em Laticínios da UFC – fone: (85) 3366 9750