Procurar no portal

A redescoberta das expedições de Abreu Matos no trabalho com plantas medicinais

Imagem: Espécies no Horto de Plantas Medicinais da UFC, criado a partir do trabalho desenvolvido pelo Prof. Abreu Matos (Foto: Ribamar Neto/UFC)"A planta do lugar para o povo daquele lugar." Com esse lema, o Prof. Francisco José de Abreu Matos (1924-2008), idealizador do Programa Farmácias Vivas, pautou toda a sua carreira científica. O valor da pesquisa desenvolvida por ele continua a ser redescoberto.

Um grupo de pesquisadores, liderado por Karla Magalhães, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará, teve um artigo recentemente publicado no importante periódico holandês Journal of Ethnopharmacology sobre os registros das viagens científicas do Prof. Matos.

Nesta terça-feira (21), quando se comemoram o aniversário de nascimento do Prof. Matos e o Dia Estadual da Planta Medicinal, a pesquisadora e servidora da UFC aproveita para homenageá-lo ao defender tese sobre o tema. Intitulado Plantas medicinais da caatinga do Nordeste brasileiro: etnofarmacopeia do professor Francisco José de Abreu Matos, o trabalho contou com orientação da Profª Mary Anne Medeiros Bandeira, que, por sua vez, foi orientada pelo Prof. Matos em suas pesquisas e hoje é a curadora do acervo do pesquisador na UFC. A apresentação ocorre às 14h, no auditório do Horto de Plantas Medicinais FJA Matos, localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, no bloco 941.

A matéria completa sobre a pesquisa está no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300