Abertas inscrições de trabalhos para Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência na UFC

Imagem: Um dos objetivos do evento é fomentar e aprimorar a produção científica e a difusão de pesquisas em deficiência (Imagem: Divulgação)Alunos da graduação, pós-graduação, docentes e profissionais cuja área de atuação se relaciona com a temática da deficiência podem inscrever resumos expandidos até o próximo dia 31 para apresentação na II Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Universidade Federal do Ceará, que será realizada de 3 a 5 de junho, na Faculdade de Direito da UFC.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os textos obedecendo aos parâmetros constantes no edital. Os candidatos interessados em submeter os trabalhos poderão escolher temas relacionados a um dos seguintes grupos de trabalho (GT) do evento:

‒ modelos de deficiência: aspectos teóricos e marcos normativos;
‒ não discriminação e mecanismos de acessibilidade;
‒ capacidade legal de pessoas com deficiência;
‒ educação especial e educação inclusiva; direitos sexuais e reprodutivos de pessoas com deficiência;
‒ acesso à justiça de pessoas com deficiência.

Os trabalhos deverão percorrer terá três fases: submissão do resumo digital por meio do correio eletrônico do evento; avaliação pela Comissão Científica; e apresentação oral do resumo no respectivo GT, marcado para 4 de junho.

OBJETIVOS E PROGRAMAÇÃO  Entre os objetivos do evento estão: fomentar o saber crítico e o debate interdisciplinar acerca da deficiência, proporcionando o estabelecimento de uma rede de inclusão dentro da UFC; fomentar e aprimorar a produção científica e a difusão de pesquisas em deficiência; contribuir para a construção de um novo paradigma para compreensão das questões relacionadas à deficiência dentro do direito e, com mais amplitude, dentro da sociedade; oferecer espaço para a troca de ideias e experiências no âmbito acadêmico; e desenvolver atividades de apresentação e conscientização dos direitos das pessoas com deficiência.

A programação do evento inclui palestras e apresentações orais dos resumos previamente selecionados nos respectivos grupos de trabalho. Outros detalhes sobre a programação estão na página do evento no Facebook.

A II Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência é organizada pelo Grupo de Direito das Minorias e Fortalecimento de Cidadanias da Pós-Graduação do Curso de Direito da UFC, Grupo de Estudos Aplicados em Direitos das Pessoas com Deficiência da Faculdade de Direito da UFC (Árvore-ser/UFC) e Pró-Inclusão: Pesquisas e Estudos sobre Educação Especial e Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores da Faculdade de Educação da UFC.