Professora da UFC é uma das seis do mundo agraciadas com prêmio internacional

Imagem: foto da Profª Fabianna MoraleidaA Profª Fabianna Resende de Jesus Moraleida, do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, foi a única pesquisadora do Brasil e uma das seis do mundo a ser vencedora do prêmio de financiamento da International Association for the Study of Pain (IASP), destinado a iniciativas para melhorar a educação da dor em países em desenvolvimento.

A professora, que integra o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade (PPGFISIO) da UFC, concorreu com o trabalho "Educação em dor lombar na atenção básica: capacitando profissionais de saúde e pacientes para o controle da dor lombar no Nordeste do Brasil".

Ao todo, a instituição internacional concedeu US$ 50 mil com as seis bolsas de pesquisa. Além de Fabianna Moraleida, foram agraciados pesquisadores do Iraque, Nigéria, Paquistão, África do Sul e Uganda.

A IASP apóia a pesquisa, educação e tratamento clínico visando alívio e melhores resultados para os pacientes em todas as condições de dor. Com mais de 7 mil membros representando mais de 130 países, 91 capítulos nacionais e 24 grupos de interesse especial (SIGs), a IASP promove o intercâmbio de ideias e educação para avançar no campo da ciência da dor.

Fonte: Departamento de Fisioterapia da UFC – fone: (85) 3366 8091