Alunos da UFC serão homenageados pela Sociedade de Engenheiros de Petróleo

Imagem: Grupo de estudantes com camisa azul posam para fotoUm grupo de alunos do Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal do Ceará foi o único do Brasil reconhecido com o principal prêmio anual da Sociedade de Engenheiros de Petróleo Internacional (SPE, na sigla em inglês) destinado a estudantes, o Presidencial Award for Outstanding Student Chapter (PAOSC).

O grupo será homenageado durante a Conferência Técnica Anual e Exposição da SPE, considerada o maior evento mundial da indústria de óleo e gás, que ocorrerá em outubro, no Canadá.

O PAOSC premia os 5% melhores grupos estudantis do mundo (chamados de "capítulos"), que se destacaram e apresentaram níveis admiráveis em suas atividades e esforços de planejamento, inovação, engajamento comunitário e social, entre outros. O Capítulo Estudantil da UFC na SPE ficou na lista dos 18 grupos do mundo agraciados em 2019.

Fundado em 2014, o Capítulo Estudantil da UFC na SPE é composto por oito integrantes e realiza minicursos, palestras, visitas técnicas e outras atividades, visando fortalecer o Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade e contribuir para a qualificação dos estudantes dessa graduação. Além disso, promove ações sociais e trabalho voluntário.

A SPE é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é coletar, disseminar e compartilhar conhecimentos técnicos relacionados à exploração, ao desenvolvimento e à produção de óleo e gás. Atualmente, possui mais de 164 mil membros e está presente em 144 países, em 368 capítulos. Atua sempre com o objetivo de proporcionar a profissionais e estudantes um contínuo crescimento de suas competências técnicas e profissionais, fazendo um elo entre universidade e indústria.