Maternidade-Escola da UFC recebe Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher 2019

Entrega da honraria ocorreu na Câmara dos Deputados, em BrasíliaNo dia mundial de combate à mortalidade materna, 28 de maio, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, foi condecorada com o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher 2019, no salão nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. O diretor vice-presidente executivo da EBSERH, Eduardo Chaves Vieira, recebeu diploma e placa em nome da MEAC, na companhia do gerente de Atenção à Saúde, Carlos Augusto Alencar Júnior, e do deputado federal André Figueiredo, que havia indicado a maternidade para concorrer ao prêmio.

Cerca de 70 instituições participaram da eleição realizada no último dia 9 de abril. Além da MEAC, foram vencedoras: Obras Sociais Irmã Dulce, Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, ambos da Bahia; Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC), do Espírito Santo, e Fundação de Assistência à Mulher Araxaense, de Minas Gerais.

"Me sinto honrado de ter a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand na nossa rede. Uma instituição que desenvolve duas importantes atividades: educação e saúde. Conseguimos formar bons profissionais que cuidam da nossa população", afirmou Eduardo Chaves Vieira no discurso que proferiu na solenidade. André Figueiredo enalteceu o reconhecimento da instituição e destacou a representatividade da maternidade-escola. “No momento em que o Brasil clama por esperança, essa instituição representa esse grande passo”.

Para o gerente de Atenção à Saúde da MEAC, o prêmio é uma conquista de todos os colaboradores. "Este é mais um reconhecimento que enche de orgulho e motivação para seguir buscando prestar a melhor assistência, contribuir cada vez mais na formação para o cuidar e ampliar nossas pesquisas pela saúde da mulher e do bebê cearenses", disse Carlos Augusto Alencar Júnior.

O Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher foi instituído pela Resolução da Câmara dos Deputados nº 15/09 e regulamentado pelo Ato da Mesa nº 62/10 e pela Resolução n°52 de 2014.

SOBRE A EBSERH – Desde novembro de 2013 a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Ceará, faz parte da Rede EBSERH. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à EBSERH.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC – fone: (85) 3366 8577