Eclipse de Sobral completa hoje 100 anos; cidade recebe evento comemorativo

Imagem: Membros da comunidade científica e acadêmica, autoridades públicas, professores e estudantes cantaram "Parabéns para você" quando o eclipse completou exatos 100 anos (Foto: Ribamar Neto/UFC)"Parabéns pra você, nesta data querida", cantaram as centenas de pessoas presentes ao Centro de Convenções de Sobral, quando faltavam poucos minutos para as 9h desta quarta-feira (29) – com direito a bolo temático e bonequinho representando Albert Einstein. Exatos 100 anos atrás, naquele mesmo instante, a população da cidade do Norte do Ceará se reunia para acompanhar o histórico eclipse que comprovaria a teoria da relatividade geral, desenvolvida pelo físico alemão. A solenidade foi prestigiada por vários membros da comunidade científica e acadêmica, autoridades públicas, professores e estudantes.

Os minutos finais antes do momento culminante foram conduzidos pela professora Cláudia Linhares, do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará e secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-CE), que relembrou a história e a importância do evento.

Imagem: Ministro Marcos Pontes: rememorar o centenário do eclipse significa "o reconhecimento da importância da ciência, da tecnologia e da educação para o desenvolvimento de um país" (Foto: Ribamar Neto/UFC)O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse que rememorar o centenário do eclipse significa "o reconhecimento da importância da ciência, da tecnologia e da educação para o desenvolvimento de um país". Ele salientou que Sobral é parte integrante de uma história que revolucionou a ciência e a tecnologia. O ministro ressaltou ainda que a ciência tem a capacidade de unir as pessoas e de contribuir para o bem do planeta e da humanidade.

Veja outras imagens da programação em Sobral no Flickr da UFC

O reitor Henry Campos lembrou que o maior dos campi da UFC no interior do Estado está localizado em Sobral e salientou o fato de o município ter se tornado referência nacional em educação. "É uma honra participarmos deste momento de reconhecimento da genialidade de Einstein e de louvação a Sobral. (...) Foi escrito aqui um capítulo marcante dessa maravilhosa aventura humana", disse o reitor.

Imagem: Governador Camilo Santana: "um país só se desenvolve se investir em ciência, tecnologia e educação" (Foto: Ribamar Neto/UFC)O governador Camilo Santana realçou que "um país só se desenvolve se investir em ciência, tecnologia e educação". Nesse sentido, pontuou a importância de registrar os 100 anos do histórico eclipse a fim de que as novas gerações entendam e valorizem algo que mudou os rumos da humanidade.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, classificou o eclipse de 1919 como "um dos maiores tentos da humanidade na história recente" e frisou a satisfação da cidade em poder receber a comunidade acadêmica, científica e a população em geral para comemorar a efeméride. Para o prefeito, Sobral foi o locus de um momento histórico dos diversos campos do saber e, por isso, "é importante que as pessoas conheçam o que foi esse eclipse e a importância que ele teve". E completou: "Este foi um acontecimento brasileiro, cearense e de Sobral".

Ao citar a conjuntura brasileira, o presidente da SBPC nacional (uma das principais instituições responsáveis pela organização das comemorações), Ildeu Moreira, ponderou que "para a ciência e a tecnologia, não pode haver eclipse; e se houver, que seja rápido". Para ele, o eclipse deixou marcas profundas no povo de Sobral em relação a "ciência, educação, cultura, autoestima e liberdade".

Imagem: Serão produzidos 240 mil selos alusivos ao centenário do eclipse em circulação no Brasil e no mundo (Foto: Ribamar Neto/UFC)SELO E CARIMBO – Durante a cerimônia, os Correios fizeram o lançamento oficial de um selo e de um carimbo alusivos ao centenário do eclipse. De acordo com o superintendente do órgão, Érico Jovino Sales, serão 240 mil selos comemorativos em circulação no Brasil e no mundo. "Selos e carimbos são peças de valor histórico, documental e cultural, por isso o centenário do fenômeno ficará marcado", disse.

O evento contou ainda com uma transmissão simultânea em vídeo entre Sobral e a Ilha do Príncipe, na África, com as autoridades e sociedades científicas presentes aos eventos em ambos os lados do Atlântico. A ilha africana também faz parte da história do eclipse por ter recebido outro grupo de cientistas que buscavam registros tentando comprovar a teoria de Einstein. Porém, as más condições do tempo no local impediram fotografias de boa qualidade, ao contrário do que ocorreu em Sobral.

À tarde, no Teatro São João, houve transmissão simultânea da apresentação ao vivo da Global Opera in Science, iniciativa de educação criativa que combina ciência, arte, tecnologia e educação em uma rede global de cientistas, instituições e projetos.

ATIVIDADES – Desde 2018, Sobral tem recebido diversas atividades para comemorar o centenário do eclipse de 1919, incluindo conferências científicas, exposições e até a inauguração de uma estátua em bronze de Albert Einstein às margens do rio Acaraú, que corta a cidade. Na Casa da Cultura, uma exposição fotográfica registra a vida na cidade na época da expedição, lado a lado com imagens feitas nos dias de hoje. Na noite desta quarta-feira (29) haverá a reinauguração do Museu do Eclipse, na Praça do Patrocínio, onde, durante a expedição de 1919, foi instalada parte dos equipamentos de observação dos cientistas. As comemorações seguem nesta quinta-feira (30). Mais informações estão no site do evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331