IV Colóquio Cearense de Semiótica ocorre nos dias 3 e 4 de junho, no Centro de Humanidades

Imagem: Arte de divulgação do eventoO Grupo de Estudos Semióticos (SEMIOCE) da Universidade Federal do Ceará realiza, nos dias 3 e 4 de junho, o IV Colóquio Cearense de Semiótica – Homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros. O evento será realizado no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2683, Benfica), e tem como objetivo prestar homenagem aos pesquisadores e estudos semióticos de inspiração saussuriana no Brasil.

A programação contempla nove conferências, com temas sobre fundamentos semióticos, ensino e formação, discurso e contexto sócio-histórico, análise dos discursos na Internet, entre outros. Destaque para a conferência de encerramento, no dia 4, às 15h30min, com a professora titular do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), Diana Luz Pessoa de Barros. Homenageada desta edição, Diana Barros desenvolve pesquisa sobre a construção discursiva dos discursos intolerantes.

A organização do colóquio é dos professores José Américo Saraiva, Ricardo Leite e Carolina Lemos, da UFC. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

SEMIOCE – Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, o Grupo de Estudos Semióticos surgiu em 2008 para reunir pesquisadores e estudantes interessados na área. O SEMIOCE realiza encontro frequentes para debater temas relacionados à produção e à interpretação do sentido em textos verbais, não verbais e sincréticos.

Fonte: Deyse Mota, integrante do SEMIOCE – fone: (85) 3366 7624