Agência UFC: o poder cicatrizante da quixaba no tratamento de queimaduras
- Quinta, 30 Mai 2019 13:32
A Sideroxylon obtusifolium, popularmente conhecida como quixaba, é uma árvore nativa do semiárido brasileiro, muito usada em doenças inflamatórias na medicina popular. Pesquisa desenvolvida no Laboratório de Farmacologia Bioquímica da Universidade Federal do Ceará acaba de dar um passo adiante na validação do uso de suas folhas para aplicação em queimaduras, com resultados promissores.
Um creme dermatológico foi produzido a partir de compostos da folha da quixaba. "Nós queríamos investigar algo comum na sociedade, que são as queimaduras, um agravo à saúde muito sério no âmbito do SUS", explica Tamiris Goebel, que acaba de defender tese sobre o assunto, sob a orientação da Profª Nylane Nunes, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia.
O diferencial da pesquisa é investigar a aplicação do composto extraído das folhas da quixaba (a chamada fração metanólica ou DFSO-M) nesses processos inflamatórios mais agudos, que podem ser agravados se não forem amenizados no início. A fração, de acordo com a pesquisadora, atenua a inflamação promovendo uma cicatrização do ferimento mais adequada. Veja a matéria completa no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331