Bactéria "Clostridium difficile" é tema de simpósio internacional no Porangabuçu

Imagem: Cartaz com a programação do eventoA Universidade Federal do Ceará promoverá, nos dias 6 e 7 de junho, o II Simpósio Internacional Latino-Americano de Clostridium difficile: Epidemiologia, Patogênese, Prevenção e Tratamento. O evento ocorrerá no auditório do Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento de Medicamentos (Rua Coronel Nunes de Melo, 1000, Rodolfo Teófilo), no Campus do Porangabuçu da UFC, em Fortaleza, e contará com a presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais e em Farmacologia da UFC, o simpósio tem o objetivo de promover a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença induzida pelo C. difficile, bactéria que atua no trato gastrointestinal e pode causar doenças como diarreia e colite pseudomembranosa.

"Essa bactéria é a maior causa de diarreia em pacientes hospitalizados e provoca também diarreia na comunidade, principalmente após o uso de antibióticos. No Ceará, pesquisas em quatro grandes hospitais mostram a incidência dessa patologia no nosso meio", destaca a organização do evento.

A atividade é destinada a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. As inscrições são realizadas no site do evento.

A ideia é dar continuidade à integração de pesquisadores, médicos e microbiologistas e chamar a atenção para a importância do diagnóstico, tratamento adequado e controle de infecção hospitalar. Serão dois dias de palestras, debates e apresentações de pesquisas na área.

Participarão da atividade pesquisadores de instituições como UFC, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de São Paulo (USP). Também estão na lista de palestrantes profissionais de países como Estados Unidos, França, Chile e Costa Rica.

Fonte: Profª Renata Leitão, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.