Estudante da UFC é premiada em congresso internacional de fisioterapia

Imagem: Foto das alunas Ana Ellen e Marina CarvalhoA aluna do Curso de Fisioterapia Ana Ellen do Nascimento Santos foi premiada na categoria Inovação Tecnológica no III Congresso Brasileiro e Internacional da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (ABRAFITO), com o trabalho "Validação do questionário WHODAS 2.0 (Brasil) para indivíduos com fribromialgia: dados parciais", desenvolvido em parceria com a fisioterapeuta Marina Carvalho (egressa do Curso de Fisioterapia da UFC e atual aluna do Mestrado de Saúde Pública da UFC). A orientação foi dos docentes Ana Carla Lima Nunes, Camila Ferreira Leite, Fabianna Resende de Jesus Moraleida e Shamyr Sulyvan de Castro.

O congresso ocorreu em Belo Horizonte (MG), entre os dias 23 e 25 de maio, e contou com quase 300 trabalhos científicos apresentados e avaliados. As pesquisas se dividiram em sete categorias: coluna vertebral; membro inferior; membro superior; cabeça e pescoço (ATM, inovação tecnológica, etc); pilates; prótese e órtese; e recursos terapêuticos. Desses estudos, apenas sete foram premiados, um em cada categoria.

SAIBA MAIS – O questionário World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0 (WHODAS 2.0) avalia a funcionalidade e incapacidade, conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Ele fornece um nível de funcionalidade em seis domínios de vida: cognição, mobilidade, autocuidado, relações interpessoais, atividades de vida e participação, revelando assim o impacto funcional da fibromialgia na vida das pessoas.

Fonte: Departamento de Fisioterapia da UFC – fone: (85) 3366 8091