Membros do Conselho de Curadores da UFC são empossados

Imagem: Na ocasião, estiveram presentes 6 dos 10 conselheiros que permanecerão no mandato pelos próximos dois anos (Foto: Ribamar Neto/UFC)Foram empossados, na manhã desta terça-feira (4), na sala de reuniões da Reitoria, os membros do Conselho de Curadores da Universidade Federal do Ceará. O órgão é composto por 10 conselheiros, 7 dos quais docentes da Universidade, 1 representante indicado pelo Ministério da Educação, 1 representante estudantil e 1 representante da comunidade, que ainda será definido na próxima reunião do Conselho Universitário (CONSUNI).

Estiveram presentes 6 dos 10 conselheiros que permanecerão no mandato pelos próximos dois anos. Na ocasião, os representantes elegeram, por aclamação, o professor aposentado do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil, Antônio Nunes de Miranda, como presidente do conselho. A vice-presidência do órgão ficou a cargo da professora aposentada da Faculdade de Medicina, Maria Neile Torres de Araújo.

Presente à reunião, o reitor da Universidade, Prof. Henry Campos, destacou o crescimento do diálogo da UFC com o poder público e com a sociedade por meio de projetos como a Plataforma de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050 e por ações extensionistas. "Nunca estivemos tão presentes nas comunidades, nas periferias. São 1.250 projetos de extensão que hoje atingem 4 milhões de pessoas. A parte de responsabilidade social cresceu muito", pontuou.

Veja outra imagens da posse no Flickr da UFC

Imagem: Na ocasião, estiveram presentes 6 dos 10 conselheiros que permanecerão no mandato pelos próximos dois anos (Foto: Ribamar Neto/UFC)O presidente eleito do conselho, Prof. Antônio Nunes de Miranda, apresentou sugestão de alteração nas atribuições do órgão. "A proposta basicamente é transformar o Conselho de Curadores em um órgão de acompanhamento do planejamento estratégico da Universidade", informou, acrescentando que os conselheiros terão ainda como atribuição aprovar o relatório anual de contas da Instituição.

A proposta será encaminhada e apreciada pelos conselheiros empossados. Atualmente, o Conselho de Curadores é um órgão de deliberação coletiva que tem como atribuição fiscalizar a área econômico-financeira da Universidade.

Veja a composição titular do Conselho de Curadores da UFC:

Antônio Nunes de Miranda – presidente / representante indicado pelo MEC;
Maria Neile Torres de Araújo – vice-presidente / docente da Faculdade de Medicina;
Maria Aparecida de Paiva Montenegro – docente Instituto de Cultura e Arte;
Andréa Silvia Walter de Aguiar – docente da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem;
Elias Geovani Boutala Salomão – docente da Faculdade de Medicina;
João César Moura Mota – docente do Centro de Tecnologia;
Francisca Elisângela Teixeira Lima – docente da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem;
Fernando Felipe Ferreyra Hernandez – docente do Centro de Ciências Agrárias;
Stefany Aragão Tavares – representante indicado pelos estudantes de graduação.

O representante da comunidade será escolhido na próxima reunião do Conselho Universitário a partir de nomes indicados por entidades, associações e federações de âmbito estadual que atuam nas áreas cultural, profissional e empresarial.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331