Procurar no portal

Agência UFC: a riqueza linguística e cultural da mandioca

Imagem: foto de várias mandiocas amontoadasUma das bases da culinária cearense e nordestina, a mandioca e os produtos dela derivados – sobretudo a farinha – têm uma riqueza que vai muito além do paladar. Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará compilou em um glossário (espécie de dicionário de palavras pouco conhecidas) mais de 1.500 vocábulos e expressões que fazem parte da cadeia produtiva da mandioca na mesorregião do noroeste cearense.

O Glossário regional da mandiocultura foi elaborado a partir de entrevistas com cerca de 40 agricultores. Ele contém informações que vão desde a palavra em si, passando pela pronúncia, formação, construção em frases, sentido, incluindo até mesmo o contexto no qual o termo é utilizado.

"Eu optei por fazer isso para resgatar também as variações que existem na região. Era muito comum existir o 'v' pronunciado 'rê' ou 'bê': tem a bassoura, a rassoura e a vassoura; o carralo e o cavalo", descreve Mário Junglas-Muniz, autor da pesquisa.

A matéria completa está disponível no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300