CEA promove palestra com Ana Miranda e Angela Gutiérrez nesta sexta-feira (7)

Imagem: Cartaz do evento com foto das palestrantes e informaçõesO Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará inicia as atividades de 2019 nesta sexta-feira (7), a partir das 15h, no Auditório Martins Filho, na Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica). Na ocasião, tomam posse os novos membros dos Conselhos Consultivo e Deliberativo do CEA, e, em seguida, haverá a mesa-redonda "Ana Miranda e Angela Gutiérrez dialogam sobre literatura".

A atividade é gratuita e aberta ao público. Os interessados deverão se inscrever por meio de formulário eletrônico.

A mesa será composta pela doutora Honoris Causa da UFC Ana Maria Nóbrega Miranda e pela presidente da Academia Cearense de Letras, Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez. Ambas são escritoras e assumem os postos como conselheiras consultivas do CEA.

As palestrantes debaterão assuntos como a relação entre contemporaneidade e literatura, o ensino de literatura nas universidades, o lugar da infância na literatura e a geografia pessoal nas obras literárias. O diálogo também se propõe a refletir sobre a dicção e a literatura cearenses e o cânone literário. A mesa-redonda será mediada pela Profª Maria Inês Cardoso, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC.

CONVIDADAS – Ana Miranda estreou como escritora com o livro de poesias Anjos e demônios (1978). Em 1989, lança Boca do inferno, romance que tem como cenário a Bahia do século Imagem: Foto da escritora Ana MirandaXVII e como protagonistas o poeta Gregório de Matos e o jesuíta Antônio Vieira. No ano seguinte, o livro lhe rendeu o Prêmio Jabuti, na categoria Revelação. Tem experiência como escritora visitante em diversas universidades estrangeiras, além de ter realizado palestras e conferências em instituições de ensino e culturais no Brasil e no exterior. Pela relevância de sua obra, em 2018 recebeu o título de Doutora Honoris Causa da UFC.

Imagem: Foto da escritora Angela GutiérrezAngela Gutiérrez fez graduação em Letras e mestrado em Educação na Universidade Federal do Ceará e doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais. É fundadora e primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. Seu primeiro romance, O mundo de Flora, publicado em 1990, com segunda edição em 2007, foi agraciado com o Prêmio Estado do Ceará. Em 2019 tornou-se a primeira mulher a presidir a Academia Cearense de Letras (ACL). Romancista, ensaísta, conferencista e poetisa, é autora de inúmeros trabalhos literários publicados em revistas especializadas.

SAIBA MAIS – Inaugurado em outubro de 2016, o CEA vem realizando eventos para promover a interdisciplinaridade e a reflexão sobre temas contemporâneos e complexos. Todas as atividades promovidas pelo CEA são abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral. Mais informações estão disponíveis no site do CEA e nos perfis do Colégio no Instagram e no Facebook.

Fonte: Colégio de Estudos Avançados da UFC – fone: (85) 3366 9218