III Semana do Mar começa nesta quinta-feira (6) no Iate Clube de Fortaleza

Imagem: Barco Argo Equatorial, do LABOMARA Universidade Federal do Ceará, através do Departamento de Geologia (DEGEO) e do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), participa da III Semana do Mar (SEMAR), que será aberta nesta quinta-feira (6), às 9h, no Iate Clube de Fortaleza (Av. Vicente de Castro, 4813, Cais do Porto). Simultaneamente ao evento, que prossegue até domingo (9), ocorrerá a II Semana do LABOMAR, englobando o III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais e a X Semana de Ciências do Mar.

Na tarde desta quinta-feira (6), às 16h, haverá o lançamento das atividades de pesquisa e proteção ambiental no mar conforme convênio firmado entre UFC/LABOMAR e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Ceará, que envolvem o barco Argo Equatorial, do LABOMAR.

A III SEMAR é aberta ao público e gratuita. O evento tem o objetivo de "aproximar a população de Fortaleza e visitantes à riqueza dos nossos mares em todas as suas vertentes, quer de um ponto de vista lúdico quer de um ponto de vista científico, bem como a necessidade da sua preservação", como informa a Profª Rita Salgueiro, subchefe do Departamento de Geologia da UFC.

Ela explica que nos dois primeiros dias da programação (6 e 7) haverá muitas atividades voltadas para as escolas de ensino fundamental e médio, como visitas às exposições que destacam o mundo marinho e sua importância para o meio ambiente. Paralelamente, o público acadêmico será contemplado pela II Semana do LABOMAR.

A diretora do LABOMAR, Profª Ozilea Menezes, informa que estão programadas palestras com o Prof. Luiz Drude de Lacerda, do LABOMAR, e diretor científico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), e com o procurador da República Alessander Sales, docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Além deles, a diretora do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM – Marinha do Brasil), do Rio de Janeiro, Eliane Gonzalez Rodriguez, apresentará os projetos de pesquisas em desenvolvimento pelo IEAPM para troca de experiências e futuras parcerias.

O evento contará ainda com uma mesa-redonda com o tema "Zona Costeira e a Metrópole", com os professores Eustógio Dantas, do Departamento de Geografia da UFC, e Davis de Paula, do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Em seguida haverá o lançamento da versão ampliada e revisada do livro Maritimidade nos Trópicos, do Prof. Eustógio Dantas. Além das palestras e mesas-redondas, serão apresentados trabalhos dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT) do LABOMAR.

Imagem: Cartaz da III Semana do MarSobre o lançamento das atividades de pesquisa e proteção ambiental no mar firmadas entre UFC/LABOMAR e IBAMA-CE, a Profª Ozilea explica que o acordo visa atender a necessidade e conveniência de ações compartilhadas entre as partes convenentes, com a utilização de meios técnicos, logísticos e operacionais, e com a cooperação mútua no monitoramento dos ecossistemas marinhos para a defesa dos recursos naturais. As ações contam com apoio do barco Argo Equatorial, do LABOMAR.

EXPOSIÇÕES – Estudantes e o público em geral que forem ao Iate Clube poderão apreciar a exposição de exemplares marinhos e estuarinos do acervo do Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM) do LABOMAR. São peças relacionadas a tubarão, tartaruga marinha, moluscos, caranguejos, siri, lagosta, estrela-do-mar, ouriço, esponja-do-mar e outros.

O DEGEO também levará uma exposição intitulada "Terra em Movimento: E o mar virou sertão" e o Prof. George Satander fará palestra sobre o tema "Recursos minerais marinhos". O evento contará ainda com exposições da Marinha do Brasil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Ecomuseu do Mangue, Associação Brasileira do Lixo Marinho (ABLM), Escola de Mergulho Mar do Ceará, Aquarismo, entre outras.

Nos dias 8 e 9 ocorrerão atividades de limpeza da praia, incluindo limpeza subaquática, promovidas pelo LABOMAR, PET Oceanografia, Mar do Ceará, Corpo de Bombeiros, Projeto Limpando o Mundo da ABLM, Marinha do Brasil, Capitania dos Portos do Ceará, 5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins, 35º Grupo de Escoteiros Francisco de Assis, entre outras instituições.

Também serão realizadas oficinas de Mergulho, Vela Oceânica, Stand Up Paddle, além de competições de vela alusivas à Batalha Naval do Riachuelo, e o Desafio Iate-Mara Hope (canoa). O PET Oceanografia da UFC realizará comemoração ao Dia do Oceanógrafo (8 de junho).

Saiba mais na programação completa da III SEMAR.

Fontes: Profª Rita Salgueiro, subchefe do Departamento de Geologia – fone: (85) 3366 9867; Profª Ozilea Menezes, diretora do LABOMAR – fone: (85) 3366 7005