Cine Ceará bate recorde de inscritos pelo quarto ano consecutivo

Imagem: Nesta edição, o festival recebeu 1.271 inscrições de filmes de 12 países ibero-americanos (Imagem: Divulgação)O 29° Cine Ceará ‒ Festival Ibero-americano de Cinema, que acontecerá de 31 de agosto a 7 de setembro de 2019 no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, bateu recorde de inscritos para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, pelo quarto ano consecutivo.

Nesta edição, o festival recebeu 1.271 inscrições de filmes de 12 países (México, Argentina, El Salvador, Venezuela, Chile, Peru, Espanha, Portugal, Cuba, Colômbia, Bolívia e Brasil). Deste total, 286 inscritos foram para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. Resultado que correspondeu às expectativas em comparação às edições anteriores.

Já a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem bateu recorde com 985 inscrições, realizadas por representantes do Distrito Federal e de 25 estados, sendo 102 produções cearenses.

EDIÇÕES ANTERIORES ‒ Em 2018, o Festival recebeu 1.222 filmes de 18 países, dos quais 286 inscritos para a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem e 936 para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem. Em 2017, foram 1.113 filmes de 17 países, sendo 260 longas e 853 curtas. Em 2016 o festival recebeu 966 inscrições de 16 países, dos quais 254 longas e 712 curtas.

Além das mostras competitivas, o festival traz mostras paralelas, exibições especiais, debates, oficinas e a forte presença de profissionais das mais diversas áreas do audiovisual, em especial do cinema local, nacional e internacional. Anualmente o festival leva ao público cearense uma parcela significativa da produção ibero-americana, promove a divulgação de novos talentos do audiovisual e proporciona um rico intercâmbio entre cineastas e estudantes de diferentes culturas.

O 29º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura; da Prefeitura de Fortaleza, através da SECULTFOR, e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura.

A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes, com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da SP Combustíveis, M. Dias Branco e Café Santa Clara. Conta ainda com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), pelo Mecenato Estadual do Ceará. Agradecimentos à Enel.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cine Ceará ‒ fone: (85) 3252 5401