PET de Ciências Sociais realiza fórum com tema Conservadorismo e autoritarismo no Brasil

Imagem: O Fórum de Socialização Acadêmica é um evento realizado pelo PET de Ciências Sociais da UFCO Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Ciências Sociais da UFC realiza nesta segunda-feira (10) o fórum de socialização acadêmica "Conservadorismo e autoritarismo no Brasil". O evento será às 15h, no Auditório Luiz de Gonzaga, na área 3 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2995, Benfica).

Integram o debate os professores César Barreira e Fábio Gentile, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. César Barreira é autor da pesquisa "Memória, verdade e vidas clandestinas", que abrange o campo da violência política ou institucionalizada, pretendendo analisar práticas do regime militar implantado no Brasil, a partir de 1964, expressivas de violência física e simbólica.

Já o Prof. Fábio Gentile é autor do estudo "A Direita Brasileira em perspectiva histórica", o qual analisa o fenômeno da direita no Brasil. A proposta metodológico-teórica é de utilizar uma categoria de direita "plural", caracterizada por uma multiplicidade de experiências, cujo elemento aglutinador é a tensão liberalismo-autoritarismo, que atravessa toda a história do Brasil contemporâneo.

O Fórum de Socialização Acadêmica é um evento realizado pelo PET de Ciências Sociais da UFC que tem como objetivo promover maior visibilidade e debate sobre a produção acadêmica do Departamento de Ciências Sociais. A atividade é aberta ao público e não demanda inscrição. Haverá emissão de certificado de participação de três horas-aula.

Mais informações podem ser encontradas na página do PET de Ciências Sociais no Facebook.