Curso de extensão na Faculdade de Medicina abordará dependências químicas e não químicas

Imagem: No programa constam temas como “Neurobiologia e psicofarmacologia das drogas de abuso”, “Teorias psicológicas sobre o uso de drogas”, dentre outros (Foto: divulgação)Estão abertas até o dia 16 as inscrições, via formulário eletrônico, para o curso de extensão sobre dependências, intitulado Tópicos sobre Adicções. O curso é organizado pela Liga de Psiquiatria e Saúde Mental (LPSM), projeto de extensão da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará, sendo aberto a estudantes de graduação e profissionais da área de saúde.

Com carga horária de 24 horas, o curso ocorrerá nos dias 17, 18, 19 e 28 de junho, com oferta de 60 vagas, e será realizado no bloco didático Ronaldo Ribeiro da Faculdade de Medicina (Rua Papi Junior, 1233, Rodolfo Teófilo), no Campus de Porangabuçu.

No programa constam temas como "Características clínico-epidemiológicas dos transtornos relacionados ao uso de substância e outros transtornos aditivos", "Neurobiologia e psicofarmacologia das drogas de abuso", "Teorias psicológicas sobre o uso de drogas", "Avaliação e tratamento dos transtornos relacionados ao uso de substâncias", "Prevenção de recaída", "Políticas públicas sobre drogas no Brasil e a constituição da rede de atenção sobre álcool e drogas", "Abordagem de redução de danos ao uso de substâncias", além da apresentação de casos clínicos e seminários especiais.

O curso de extensão tem o mesmo nome da disciplina optativa criada pelo psiquiatra e professor da FAMED Paulo Rodrigues, visando "contribuir na formação médica sobre o tema do uso de álcool e outras drogas, bem como sobre as chamadas dependências não químicas (por exemplo, jogo patológico)", explica ele, acrescentando que se trata de uma iniciativa inédita na FAMED.

A disciplina abrange 24h de atividades em sala de aula e 16h de práticas assistidas no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), da rede pública de saúde.

O professor Paulo Rodrigues afirma que a parte teórica da disciplina e o curso ocorrerão simultaneamente. A parte prática é reservada somente aos alunos da UFC matriculados por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Fonte: Liga de Psiquiatria e Saúde Mental (LPSM) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.