Vice-coordenador da Pós em Enfermagem é indicado para Comitê de Assessoramento do CNPq

Imagem: O docente cumprirá mandato de 1º de julho de 2019 a 30 de junho de 2022 O vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, Prof. Marcos Venícios Oliveira Lopes, foi escolhido para compor o comitê de Assessoramento da Enfermagem (CA-Enfermagem) do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele cumprirá mandato de 1º de julho de 2019 a 30 de junho de 2022.

O comitê é responsável pela análise, avaliação, seleção e acompanhamento de propostas de pesquisas, monitoramento de fomento à formação de recursos humanos, bem como o estímulo, a consolidação e o reconhecimento de pesquisadores por meio de bolsas para pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

O Prof. Marcos Lopes é pesquisador 1A do CNPq e atua principalmente na área de Enfermagem com ênfase na pesquisa sobre validação de diagnósticos de enfermagem; tomada de decisão clínica e métodos de pesquisa, que inclui o desenvolvimento de estruturas diagnósticas a partir de modelos classe latente, e outros métodos de avaliação psicométrica.

Vale ressaltar que o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC tem nota 6 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Fonte: Profª Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso, coordenadora do Programa de Pós - Graduação em Enfermagem da UFC – fones: (85) 3366 8464 e 3366 8456