Estudantes de Teatro apresentam novo espetáculo no Teatro Universitário, até domingo (30)

ft 190621 teatro ufcDe terça-feira (25) até domingo (30), às 19h, o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, Benfica) será palco do espetáculo Que horas passa o trem da volta? Com seis sessões por semana em curta temporada, a peça é a décima montagem promovida por alunos da Licenciatura em Teatro, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará. O espetáculo tem orientação da Profª Maria Vitória Freitas, daquele curso.

Que horas passa o trem da volta? é um recorte poético impulsionado pela história do Hospício Colônia, da cidade de Barbacena (MG). A peça se refere ao lugar que testemunhou o “holocausto brasileiro”, com a morte de cerca de 60 mil pessoas submetidas a maus-tratos e condições degradantes na instituição psiquiátrica. Em grandes vagões de carga, conhecidos como “trem de doido”, chegavam ao manicômio pacientes do País inteiro, o que se tornou um caso notável de violação dos direitos humanos no contexto brasileiro.

O espetáculo tem texto e direção de Maria Vitória Freitas; assistência de direção de Ariza Torquato, Lívian Mendes e Wenner Mesquita; e operação de luz de Andressa Caitano. O elenco é formado pelos estudantes Adonai Elias, Alen Costa, Angélica Nunes, Átila Frank, Bernardo Mendes, Carolina Machado, Conceição Soares, Elton, Key Torquato, Gabe Antunes, Jamilly Cavalcante, João Pedro Rabelo, Jocasto de Brito, Luiz Fernando Vieira, Maxilene Alves, Remir Olímpio, Scheylla Riedmiller, Sofia Vasconcelos, Tulipa Magalhães, Tupini e Ynara Nepomuceno.

A montagem tem classificação indicativa de 14 anos, com ingressos a R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia), com lista de cortesias para quem não puder pagar. Para ter acesso à cortesia, o interessado deverá enviar mensagem (inbox) com até uma hora de antecedência do espetáculo para o perfil @xmontagemufc no Instagram.

Fontes: Profª Maria Vitória Freitas, do Curso de Licenciatura em Teatro da UFC – fone: (85) 3366 9409; Setor de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte da UFC – fone: (85) 3366 9222