II SERTINF discute arquivos, moda, jornalismo e acessibilidade

Logomarca do II SERTINFA Universidade Federal do Ceará sedia, nesta segunda-feira (24), o II Seminário sobre Representação Temática da Informação Registrada em Documentos não Convencionais (SERTINF). O seminário é gratuito e aberto ao público. As inscrições são realizadas via formulário eletrônico

A atividade é organizada pelos estudantes do quarto semestre do Curso de Biblioteconomia, sob a coordenação da Profª Virgínia Bentes. O II SERTINF ocorrerá das 14h às 17h, no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2762, Benfica).

PALESTRAS – Durante a tarde, os participantes terão a oportunidade de conferir palestras cujas temáticas englobam a representação e a organização da informação no âmbito do jornalismo e do mercado editorial, na classificação e gestão de documentos arquivísticos nos campos da moda e da acessibilidade.

A programação do seminário começa às 13h30min, com credenciamento dos participantes. A primeira palestra será ministrada às 14h pela bibliotecária da TV Verdes Mares, Fernanda de Aguiar, que discutirá a atuação do bibliotecário no jornalismo e no mercado editorial. Em seguida, às 14h30min, Felipe Lourenço, diretor da Divisão de Arquivos da PROPLAD/UFC, e Isabel Vanderley, da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da PROPLAD/UFC, falarão sobre a classificação de documentos arquivísticos como função de base para gestão de arquivos.

Às 15h30min, o bibliotecário e consultor de moda Roberto Carmo Silveira discorrerá sobre a “Representação e organização de modateca: a experiência do SENAC-São Paulo”. Às 16h, a bibliotecária Cléo Santos falará sobre “Enlaces entre audiodescrição e indexação de imagens”.

Fonte: Profª Virgínia Bentes, do Departamento de Ciências da Informação da UFC – fone: (85) 3366 7702