Pesquisadores do Brasil e da Espanha discutem agricultura irrigada

Imagem: Logomarca do Seminário Brasil Espanha de Agricultura IrrigadaPesquisadores brasileiros e espanhóis se reúnem, a partir desta terça-feira (25), para trocar experiências no setor da irrigação e discutir a importância da água no Seminário Brasil Espanha de Agricultura Irrigada.

A abertura ocorre às 9h desta terça-feira (25), no auditório do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (Bloco 808 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), em Fortaleza. Logo em seguida, os participantes poderão assistir à palestra “Recursos hídricos e alocação de água para a agricultura”, com o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, e com o pesquisador do Instituto de Agricultura Sustentável (IAS) do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) na Espanha, Luciano Mateos.

A programação é dividida em dois momentos: até quarta-feira (26), pesquisadores, professores e estudantes da área participarão de palestras e mesas-redondas no auditório do Departamento de Zootecnia da UFC. Nos dois dias seguintes, os participantes realizarão visitas técnicas a fazendas produtoras e a campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no interior do Estado.

O evento tem o objetivo de ser um espaço de integração entre os dois países, envolvendo trocas de conhecimentos e inovações na área da agricultura irrigada. Além de discutir o uso consciente da água e a implantação de novas tecnologias na irrigação, a atividade pretende avaliar o cenário da gestão da água e a cooperação e capacitação na temática de recursos hídricos.

O Seminário Brasil Espanha de Agricultura Irrigada é uma realização da Universidade Federal do Ceará, do Instituto Future, da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), do IFCE e do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (INOVAGRI).

Mais informações no site do evento.

Fonte: Centro de Ciências Agrárias da UFC - fone: (85) 3366 9731