NOTA OFICIAL: UFC busca esclarecimentos sobre caso de agressão a estudante

Atenta a sua tradição democrática, ao compromisso com a Ética e o respeito humano, a Universidade Federal do Ceará atribui total atenção ao incidente registrado no último dia 17 de junho, quando os vigilantes da Instituição abordaram, no Campus do Pici, o estudante Luiz Fernando de Lima Teixeira, aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFC. As condições da abordagem foram objeto de contestação, acompanhada de severas críticas, por parte de entidades estudantis, aflorando, na ocasião, acusações de agressões físicas e racismo. Já o Boletim de Ocorrência registrado pelo Supervisor de Segurança do Campus apresenta versão diferente.

Diante das dúvidas e suspeitas levantadas, a Administração Superior da Universidade agiu com a celeridade e isenção necessárias. Priorizando a busca da verdade, instituiu, através da Portaria nº 3.370/PROGEP/UFC, uma Comissão de Sindicância Investigativa composta pelo professor Rogério Teixeira Mâsih (presidente), o servidor técnico-administrativo Fernando Henrique Monteiro Carvalho e o discente Carlos Magno Rocha. O que mais interessa, no momento, não é a exploração inconsequente do lamentável episódio, mas a apuração objetiva de responsabilidades com relação aos fatos relatados.

Adiante-se que as medidas de segurança adotadas, já há algum tempo, em todos os espaços da Universidade, impõem necessário rigor nos procedimentos. Tais normas – que obtiveram a anuência dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo – estão em pleno vigor e se revelam cada vez mais imprescindíveis, dada a espiral de violência que engolfa a sociedade.

Os tempos são de vigilância, precaução, prevenção. Assim, qualquer forma de agressão e descumprimento das normas de segurança, tudo deve ser aferido com rigor, observada, é claro, a postura de ponderação, de respeito à cidadania e de veemente combate a qualquer tipo de discriminação. Dentro de 60 dias, prazo oferecido à Comissão de Sindicância para se pronunciar, teremos aclaradas as circunstâncias em que ocorreu a abordagem ao estudante, no dia 17 do corrente mês, no Pici. Até lá, que prevaleça o bom senso e que se evitem os pré-julgamentos. Em havendo culpados, as medidas cabíveis serão prontamente adotadas.

Henry de Holanda Campos
Reitor da Universidade Federal do Ceará