A poesia como Phármakon é tema de palestra do mês de Junho do “Livros, Prosa e Arte”

Foto Cleber Domingos O escritor, poeta e professor da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cléber Domingos Cunha, ministra, nesta terça-feira (25), às 16h, no auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (BCCP), a palestra “A poesia como Phármakon”.

A iniciativa é do projeto Livros, Prosa e Arte, ação do Arte na Biblioteca, projeto de produção e disseminação de ações artístico-culturais da biblioteca em parceria com a Varanda de Ciência Poética (CIPÓ), coordenada pelo Prof. Cavalcante Júnior, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.

Não é necessário inscrição prévia, mas a participação no evento está sujeita à lotação do local, que tem capacidade para 60 pessoas. Para os que comparecerem, haverá emissão de declaração de participação. Ao longo do ano, sempre na última terça-feira de cada mês, o Livros, Prosa e Arte terá o livro como objeto central de conversas entre leitores e escritores sobre a arte literária e seus desafios no Brasil contemporâneo.

SOBRE O PALESTRANTE - Cléber Domingos Cunha graduou-se em Farmácia pela UFC e fez residência em Informação sobre Medicamentos na áreas materno-infantil pelo Instituto Mario Negri, em Milão, na Itália. Também na UFC, realizou mestrado em Saúde Pública e doutorado em Educação Brasileira. Como docente, atua nos campos da Epidemiologia e Filosofia da Educação, Assistência Farmacêutica, Bioética, Farmacoepidemiologia e Saúde Pública.

Ainda dedica-se a estudar a questão da medicalização da sociedade sob a perspectiva dos filósofos Nietzsche e Michel Foucault. É também membro do Grupo de Pesquisa Melhores Medicamentos para Crianças (MeMeCri/UFC-CNPq) e, atualmente, coordena o Grupo de Estudos Avançados em Biopolítica e Aprendizagem (GEABA/UFC-CNPq). Em 2019, lançou o livro de poemas “Encontros”, pela Expressão Editora.

Fonte: Francisco Moura Filho, coordenador do projeto Arte na Biblioteca – fone: (85) 3366 9514