Projetos culturais do Planalto Pici inspiram trabalhos de alunos do SMD

Imagem: Foto de um rapaz e uma moça vestidos com figurino de reisadoAlunos da disciplina Redação para Mídias Digitais do Curso Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará apresentaram o resultado do trabalho de pesquisa e produção de conteúdo multimídia sobre os grupos culturais do Planalto Pici. O evento ocorreu nessa segunda-feira (24), às 15h, na sede do Espaço Cultural Frei Tito de Alencar (ESCUTA), situado na Rua Noel Rosa, 150, no bairro mencionado.

A ideia do trabalho foi estimular os estudantes a conhecerem as manifestações culturais do bairro vizinho ao Campus do Pici. “De modo geral, a narrativa dominante é a de que o bairro é violento e sob essa imagem não conseguimos enxergar as potências. O desafio foi o de conhecer outra realidade do Pici e favorecer o encontro dos estudantes com as manifestações culturais do bairro”, explica a professora da disciplina, Andrea Pinheiro.

No processo de realização do trabalho, os alunos foram recebidos no ESCUTA, que apresentou a história da comunidade e depois organizou o contato com os grupos culturais. Durante o Imagem: foto de estudantes do curso SMD e integrantes do ESCUTA mês de maio e parte de junho as equipes percorreram as ruas do bairro para conhecer a história, as atividades e as formas de organização dos grupos culturais.

Divididos em equipes, eles visitaram o Reisado do ESCUTA, Quadrilha Tongil, Grupo de Tradições Raízes Nordestinas, Museu da Boneca de Pano e Grupo Mulheres de Todas as Cores que Têm o Brilho da Lua e, a partir dos encontros, acompanharam ensaios, entrevistaram os participantes para compor uma amostra da diversidade cultural do bairro.

A professora explica que a combinação de textos, fotos, vídeos e infografia sintetiza o olhar dos estudantes da UFC sobre os grupos culturais do bairro e que o material está reunido na plataforma Medium.

Fonte: Profª Andrea Pinheiro, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais – fones: (85) 3366 9457