Estudantes e pesquisadores discutem agricultura irrigada no Brasil e na Espanha

Foto do auditório cheio de gente e, à frente, os integrantes da mesa na abertura do eventoEstudantes, pesquisadores, produtores e gestores da área agrícola do Brasil e da Espanha estão reunidos, na Universidade Federal do Ceará, para partilhar conhecimentos e trocar experiências no âmbito da agricultura irrigada. Até quarta-feira (26), o auditório do Departamento de Zootecnia da UFC é palco de palestras e mesas-redondas sobre o tema no Seminário Brasil Espanha de Agricultura Irrigada. Nos dois dias seguintes, as discussões serão em campo.

Presente na mesa de abertura do evento, na manhã desta terça-feira (25), o secretário-executivo de agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sílvio Carlos Vieira Lima, destacou a importância do seminário para a integração entre os dois países, focando principalmente na área acadêmica. “A ideia é entender um pouco o que a Espanha faz de gestão de recursos hídricos, de gestão de irrigação”, destacou, lembrando que é preciso compreender as boas práticas das experiências estrangeiras para aplicá-las à realidade local.

Representando o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Virgílio Araripe, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Wally Meneses, ressaltou a importância da troca de conhecimento entre academia e setores produtivos e de negócios. “Temos um universo tecnológico imenso, mas é preciso fazer incursões, avançar na internacionalização, mostrar o que o Ceará tem feito”, afirmou.

O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, aproveitou a ocasião para citar o Latin America University Rankings, divulgado na semana passada pela Times Higher Education (THE), que coloca a UFC como a 19ª melhor universidade da América Latina e a maior e melhor do Norte e Nordeste do País.

Ele observou ainda que o Seminário Brasil Espanha de Agricultura Irrigada converge com os pontos escolhidos na gestão da Universidade, tais como a inovação, o empreendedorismo e a internacionalização. “Esse evento reafirma o compromisso da Universidade com os problemas locais, ainda mais com um tema caro para nós nordestinos”, comentou.Foto do secretário-executivo de agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sílvio Carlos Vieira Lima, falando do púlpito para a plateia

Integraram também a mesa de abertura o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ceará, Ramon Flávio Rodrigues, representando o titular da SRH, Francisco Teixeira; o cônsul honorário da Espanha em Fortaleza, Francisco Capella; a diretora do Centro de Ciências Agrárias da UFC, Profª Sônia Oliveira; o diretor da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Ricardo Sales; o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) no Ceará, Lucas Leite; e o gestor do Banco do Nordeste (BNB), Luciano Feijão Ximenes, representando o presidente do BNB, Romildo Rolim.

PROGRAMAÇÃO – A abertura contou também com o pré-lançamento do Manual de Válvulas Hidráulicas, produzido por Rodrigo Vieira, engenheiro agrônomo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) que, em breve, será disponibilizado gratuitamente por aquela companhia.

Logo em seguida os participantes assistiram à palestra “Recursos hídricos e alocação de água para a agricultura”, com o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ceará, Ramon Flávio Rodrigues, e com o pesquisador do Instituto de Agricultura Sustentável (IAS) do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) na Espanha, Luciano Mateos. A atividade foi mediada pelo presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Helvécio Saturnino.

A programação segue até sexta-feira (28) dividida em dois momentos: até quarta-feira (26), pesquisadores, professores e estudantes da área participarão de palestras e mesas-redondas no auditório do Departamento de Zootecnia da UFC. Nos dois últimos dias, os participantes realizarão visitas técnicas a fazendas produtoras e a campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no interior do Estado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional fone: (85) 3366 7331