Relançado livro histórico sobre a FEAAC, com panorama dos 80 anos da unidade
- Terça, 25 Junho 2019 19:38
A história institucional da Universidade Federal do Ceará também pode ser contada pela perspectiva de uma de suas unidades acadêmicas, a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), fundada em 1938. Na tarde desta terça-feira (25), foi relançado o livro Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará - incursão histórica 1938/2000, de Lúcio Armando de Patrício Ribeiro, em solenidade realizada no Auditório Geraldo Nobre, no bloco didático II da FEAAC.
Na obra, o autor, que deu aulas por mais de três décadas na Instituição, traça um panorama geral de 80 anos de história da FEAAC, relatando a criação de departamentos, de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado, bem como de projetos de extensão e pesquisa, além das diversas reformas curriculares empreendidas ao longo do tempo. A publicação conta ainda com imagens das edificações e dos ex-diretores.
Veja outras fotos do evento no Flickr da UFC
O evento foi prestigiado pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos, que destacou a evolução do desempenho da Universidade em campos como ensino, pesquisa e publicações científicas. Segundo o ranking mais recente do Times Higher Education (THE), a Instituição é avaliada como a 19ª melhor universidade da América Latina.
O reitor parabenizou o autor do livro e a diretoria da FEAAC pela iniciativa e reconheceu a dedicação e o apoio de docentes oriundos da referida unidade para a gestão da UFC. “É um trabalho tão importante e um registro precioso por resgatar a história e a memória desta casa, por valorizar as pessoas que contribuíram. É um presente que o Prof. Lúcio deixa para a FEAAC e para a nossa Universidade”, afirmou Henry Campos.
LEGADO – Emocionado, Lúcio Patrício folheava as páginas do livro e da mente lembrando os caminhos percorridos em 84 anos de vida, 30 dos quais de magistério, somando um período de “dedicação integral e exclusiva” à UFC. O autor recordou o ingresso como estudante, em 1961; a aprovação no concurso para professor assim que se formou, e a aposentadoria, em 1995.
“Aceitei o convite para fazer o livro, pois sou memorialista e um conservador de amizades. Foi um trabalho cansativo, mas que me glorificou muito. Encontrei fotografias, documentos, arquivos. É um patrimônio daqueles que já se foram mas deixaram o seu trabalho aqui na Universidade. Não é um trabalho só meu, mas das pessoas que abriram as portas para mim”, agradeceu Lúcio Patrício.
Segundo o diretor da FEAAC, Prof. Augusto Cabral, o lançamento da publicação coincide com as comemorações dos 80 anos da Faculdade e se agrega a uma sequência de conquistas alcançadas nos últimos anos. “Para a gente, é mais um marco, porque nós temos poucos registros da história da Faculdade e da própria UFC. Então, a oportunidade de termos essa reedição faz com que mais colegas, estudantes e pessoas conheçam como chegamos até aqui, possam saber um pouco mais da nossa trajetória”, avaliou Augusto Cabral.
Após o lançamento do livro, foi inaugurada a nova fachada do bloco didático II da FEAAC, com entrada pela Rua Confúcio Pamplona, paralela à Avenida da Universidade. Participaram da solenidade a vice-diretora da FEAAC, Sandra Maria dos Santos; o pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC, Almir Bittencourt;,e o superintendente-adjunto de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, Rafael Henriques.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331