Professores da UFC serão homenageados pelo Centro Universitário Estácio do Ceará
- Quarta, 26 Junho 2019 11:54
Quatro professores da Universidade Federal do Ceará receberão, nesta quarta-feira (26), o Prêmio Estácio Notório Saber do Centro Universitário Estácio do Ceará. A premiação tem o objetivo de homenagear estudiosos e pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento por sua contribuição à ciência e à tecnologia. É também o reconhecimento do mérito na trajetória de vida e na carreira profissional dos homenageados. A cerimônia acontece às 17h na unidade Via Corpvs (Rua Eliseu Uchôa Beco, 600 - Patriolino Ribeiro) e celebra os 21 anos de atividades da Estácio como instituição de ensino superior em Fortaleza.
O Prêmio Estácio Notório Saber 2019 tem como homenageados o Prof. Manassés Claudino Fonteles e a Profª Gerly Anne de Castro Brito, no campo de Ciências Biológicas e da Saúde; o Prof. Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno, na área de Engenharias e Tecnologia; e a Profª Raquel Coelho de Freitas, do Direito. A honraria também será concedida ao Prof. Héber José de Moura, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), na área de Métodos Quantitativos.
OS HOMENAGEADOS DA UFC – Raquel Coelho de Freitas é professora associada da UFC, doutora em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde defendeu a primeira tese de doutorado em Direito no Brasil sobre as políticas de ações afirmativas no ensino superior; é ainda mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Harvard Law School (EUA) e especialista em violência urbana pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordena o Grupo de Pesquisa Internacional Direito das Minorias e Fortalecimento de Cidadanias, que estuda os direitos de vários grupos com cidadanias fragilizadas na sociedade, como pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, juventudes, mulheres, indígenas e minorias raciais. Atualmente, faz estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra (Portugal).
Manassés Claudino Fonteles concluiu graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Farmacologia pela Universidade da Geórgia (EUA). É Professor Emérito da UFC, professor titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), membro da Academia Cearense de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Cardiorrenal, atuando principalmente nos efeitos de hormônios do tipo guanilina, metabolismo renal, diabetes e efeitos nefrotóxicos de toxinas.
Gerly Anne de Castro Brito cursou graduação em Medicina, tem mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutorado na Universidade de Virgínia (EUA). É professora titular da UFC, sendo orientadora de pesquisas de mestrado e doutorado em Farmacologia, Ciências Médicas e Ciências Morfofuncionais. Coordena o Núcleo de Excelência em Pesquisa do Clostridium difficile no Estado do Ceará (NEPEC-CE) e é pesquisadora integrante do Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro, do programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), do CNPq. Tem experiência na área de Histologia, Embriologia e Farmacologia, com linha de pesquisa voltada principalmente para infecção pelo C. difficile, inflamação do trato gastrintestinal, efeitos colaterais de agentes antineoplásicos, sistema nervoso entérico e periodontite.
Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno é graduado em Engenharia Civil pela UFC, tem mestrado e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com período sanduíche na Universidade de Waterloo (Canadá). É Professor Emérito da UFC e professor titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Comitê Assessor em Ciência da Computação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É representante da área de Ciência da Computação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente, preside a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Atua nas áreas de Inteligência Artificial e Filosofia, com ênfase em lógica, lógicas não monotônicas, lógicas paraconsistentes, métodos de prova, filosofia da linguagem, filosofia da mente e filosofia da ciência.
Fonte: Profª Raquel Coelho de Freitas, do Departamento de Direito Público da UFC – fone: (85) 3366 7840