“Quadrinhos e política” é tema de debate nesta sexta-feira (28) na UFC

Imagem: Arte do evento com nome do evento e, ao fundo, desenho de super-herói em quadrinhosEstão abertas, via formulário eletrônico, as inscrições para o debate “Quadrinhos e Política”. A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorrerá nesta sexta-feira (28), às 16h, no Auditório José Albano, localizado na área 1 do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2683, Benfica).

Organizada pela Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos, a atividade irá abordar os discursos políticos nas HQs. “As histórias em quadrinhos, como forma de expressão artística, carregam várias questões ideológicas e políticas em suas narrativas, processos de criação e publicação”, destacam os organizadores do evento.

O tema será debatido pela professora do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC, Georgia Cruz; pelo bacharel em Comunicação Social pela UFC, Carlitos Pinheiro, que pesquisou as manifestações estudantis de 1968 a partir de charges publicadas em jornais da época; e pelo roteirista e mestre em Comunicação Social pela UFC, Márcio Moreira. A conversa será mediada por Davi Ferreira, quadrinista e professor da Oficina de Quadrinhos UFC.

OFICINA DE QUADRINHOS – Projeto de extensão da UFC, a Oficina de Quadrinhos é um espaço onde os alunos aprendem desde noções básicas de desenho à técnica de redação de roteiros e diagramação de páginas, incluindo a fase final de produção e publicação.

Neste ano a Oficina em Quadrinhos criou a Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos, voltada a investigações e pesquisas sobre HQs. Uma das atividades desenvolvidas pelo grupo é o Ciclo de Debates sobre Quadrinhos, evento acadêmico que reúne mensalmente pesquisadores sobre o tema.