AGÊNCIA: projeto estuda o impacto de medidas restritivas de tráfego na poluição

Imagem: foto de um escapamento de carro com fumaça saindo deleUma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC) simulou a criação de uma medida restritiva de tráfego na cidade de Fortaleza, adaptada do modelo europeu, com o objetivo de reduzir a concentração de poluentes. As chamadas Zonas de Baixa Emissão se baseiam na substituição gradual da frota por veículos de maior tecnologia com a finalidade de melhorar a qualidade do ar. Para o projeto-piloto, foi definida uma área que compreendeu a região do Meireles, da Aldeota e do Centro, escolhida pela alta densidade populacional e também veicular.

O estudo é resultado da tese de doutorado do pesquisador Helry Dias, que realizou uma parte do trabalho na Aarhus University (AU), da Dinamarca, no doutorado sanduíche. A pesquisa é um dos frutos dos esforços para compreender a formação de poluentes oriundos dos veículos, das indústrias e da infraestrutura, bem como parâmetros influentes na concentração e dispersão deles, empreendidos, há mais de 10 anos, entre o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN) e o Departamento de Química Analítica e Físico-Química.

Ao final, sete cenários diferentes foram gerados, para além da configuração veicular atual. “Com a evolução das tecnologias dos veículos, as emissões vão ficando cada vez menores. Em cada cenário, nós verificamos uma considerável melhora da qualidade do ar com o aumento de cada uma das tecnologias”, conclui Dias

Veja a matéria completa no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331