Seara da Ciência comemora Dia do Asteroide com programação gratuita neste domingo (30)

Imagem: Foto de um asteroide em direção ao planeta TerraEm comemoração ao Dia Internacional do Asteroide a Seara da Ciência abre neste domingo (30), a partir das 13h, com uma programação gratuita e livre para todas as idades. O público poderá conferir palestras, realizar observações astronômicas e apreciar uma exposição de meteoritos.

As atividades têm início às 13h com a exposição de meteoritos e seguem ao longo da tarde com as seguintes palestras: às 14h, “Introdução a simulações astronômicas em Python”, com Ednardo Rodrigues, professor da Universidade Federal do Ceará, e Gabriel Lucena, integrante do Grupo de Astronomia da Seara da Ciência; às 15h, “Astrofotografia da terra da luz”, com o Prof. Heliomarzio Moreira; às 16h, “Monitoramento de meteoros”, com os professores Lauriston Trindade e Rubens Marreira; e às 17h, “Como estudar no exterior”, com Orisvaldo Salviano, aprovado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT/EUA).

Às 18h, será realizada a observação do planeta Júpiter, no Observatório Astronômico Ferrucio Ginele, da Seara da Ciência. A participação ocorrerá por ordem de inscrição, que será gratuita e presencial no local do evento, das 13h às 18h.

SAIBA MAIS – Celebrado em 30 de junho, o Dia Internacional do Asteroide é uma data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Foi criada em 2014, tendo como um de seus idealizadores o astrofísico e guitarrista da banda de rock Queen, Brian May. O objetivo da data é aumentar o interesse público sobre potenciais colisões com asteroides.

Fonte: Prof. Ednardo Rodrigues, da organização do evento – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.