Pós-Graduação em Física abre inscrições para curso sobre métodos de cristalografia estrutural

Imagem: arte de divulgação do curso com nome do curso e logo do curso de físicaO Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará convida a comunidade acadêmica para o terceiro curso sobre métodos de cristalografia estrutural, que está com inscrições abertas até 2 de julho. Interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico. As vagas são limitadas, e o curso é gratuito. Haverá emissão de certificado com 28 horas/aula para quem tiver 80% de frequência. Os participantes devem ter conhecimentos básicos sobre estrutura cristalina e difração de raios X.

O curso será ministrado pelo Prof. Javier Ellena, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), e pelo Prof. Alejandro Pedro Ayala (UFC), nos dias 5, 8, 9 e 10 de julho, das 8h30min às 12h e das 14h às 17h30min, no auditório do Departamento de Física, bloco 926 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

O conteúdo programático reúne tópicos de estrutura cristalina, simetria e grupos espaciais; teoria da difração de raios X; distribuição da densidade de carga eletrônica; coleta, redução, validação e análise de dados; determinação de grupo espacial e resolução estrutural; e refinamento de estruturas.

A programação contará ainda com aulas práticas de processamento de dados e, por isso, é recomendado que os participantes levem seus computadores. Os programas utilizados nas atividades práticas serão informados posteriormente aos selecionados do curso. Dúvidas podem ser respondidas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Alejandro Pedro Ayala, do Departamento de Física da UFC – fone: (85) 3366 9009