PREX celebra 50 anos com homenagens e mais de 4 milhões de beneficiados; assista ao vídeo

Pessoas ao lado de uma mesa com pequenos jarros de plantas (Foto: Viktor Braga/UFC)Uma manhã para celebrar o diálogo e o compromisso da Universidade Federal do Ceará com a sociedade. Com mais de 4 milhões de pessoas beneficiadas direta e indiretamente por projetos, serviços, cursos e outras atividades, a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) celebrou, nesta sexta-feira (28), cinco décadas de vida em prestigiada solenidade.

Exposição de projetos extensionistas, edição especial do programa Conhecendo a Extensão, homenagens a servidores e a ex-pró-reitores e discursos repletos de orgulho e emoção marcaram a solenidade festiva dos 50 anos.

Veja mais imagens do aniversário da PREX no Flickr da UFC

Assista ao vídeo da UFCTV:

"Graças à extensão, fortalecemos nosso compromisso com o progresso científico e tecnológico do Ceará, e, ao mesmo tempo, com o desenvolvimento humano de sua população", afirmou o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, que foi pró-reitor de Extensão de 2007 a 2009.

Ao lado da atual pró-reitora, Profª Márcia Machado, ele destacou algumas das maiores iniciativas da UFC nessa área, como as Casas de Cultura Estrangeira, o Instituto da Primeira Infância (IPREDE), bem como o intenso trabalho extensionista que vem sendo desenvolvido em áreas como a do Bom Jardim e do Poço da Draga.

A Profª Márcia Machado, primeira mulher a assumir a gestão da PREX, lembrou que muitas das políticas públicas adotadas no Ceará e até no País têm a UFC como forte aliada. "A UFC tem um compromisso indissolúvel com a população. Hoje, temos ações extensionistas em todos os cursos. É através da extensão que todo conhecimento e inovação resultantes das atividades de ensino e pesquisa são disponibilizados para a sociedade", ressaltou.

Os ex-pró-reitores presentes foram representados pelo Prof. René Barreira, que chefiou a PREX de 1995 a 1999. Durante a solenidade, ele lembrou todos os nomes que passaram pela Pró-Reitoria e imprimiram suas marcas na condução da extensão universitária.

"Carlos D’Alge, Newton Teófilo Gonçalves, Raimundo Holanda, Pedro Paulo Montenegro, Marcondes Rosa de Sousa, José Nelson Espíndola, Francisco de Assis Melo Lima, Luiz Antônio Maciel de Paula, o atual reitor Henry Campos, Antônio Cauby Tupinambá, Antônio Salvador da Rocha, até chegar aos nossos dias, com a Profª Márcia. Com admiração e respeito, pude testemunhar a grande contribuição que cada um desses gestores ofereceu para a expansão e a consolidação de nossa atividade extensionista", afirmou René.

HOMENAGENS – A cerimônia incluiu homenagens a personagens que marcaram a história da PREX. Todos os ex-pró-reitores foram homenageados com placas alusivas ao cinquentenário parte deles, in memoriam , também entregues a Maria Alves de Oliveira, representando os servidores técnico-administrativos; a Vilenilsa Maria de Matos Calado, representando os funcionários terceirizados; e a Amanda da Silva Barbosa, representando os bolsistas de Extensão.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão – fone: (85) 3366 7467