UFC sedia inauguração de estação de monitoramento da qualidade do ar

Imagem: foto do equipamento da SEMACE com p´redio da Reitoria ao fundoA Reitoria da Universidade Federal do Ceará foi o local escolhido para a inauguração da Estação Móvel de Monitoramento da Qualidade do Ar da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). A solenidade ocorrerá nesta terça-feira (2), a partir das 10h, no Auditório Prof. Antônio Martins Filho (Av. da Universidade, 2853, Benfica). Em seguida, será feita a inauguração oficial do equipamento, que está estacionado no jardim da Reitoria.

Na ocasião, será firmada cooperação técnica entre a UFC e a SEMACE para a realização do projeto "Monitoramento da Qualidade do Ar do Estado do Ceará (MQAr/CE)", que objetiva verificar a qualidade do ar em nosso Estado, mostrar a existência ou não de poluentes, e qualificar e quantificar espacial e temporalmente sua dispersão.

"Os dados obtidos serão analisados e validados, além de subsidiar a elaboração de estudos mais complexos, como modelagens de dispersão atmosférica, sendo possível determinar, por exemplo, a real contribuição de cada fonte emissora na concentração de poluentes atmosféricos", explica o Prof. Ronaldo Stefanutti, do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC.

EQUIPAMENTO – A estação de monitoramento avalia a qualidade do ar de acordo com parâmetros exigidos em lei. O equipamento é capaz de identificar os níveis de 16 elementos químicos encontrados na atmosfera, entre eles materiais particulados inaláveis, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre. Os dados serão disponibilizados à sociedade no site da SEMACE.

Nos primeiros dois anos de funcionamento, a estação colherá dados em 24 pontos diferentes do Estado, duas vezes por ano, de forma a mapear a qualidade do ar. Os locais serão escolhidos por três critérios técnicos: o número de denúncias de poluição atmosférica recebidas pela SEMACE; vulnerabilidade da área à contaminação por efluentes gasosos, como zonas industriais; e representatividade no território cearense.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SEMACE.

Fonte: Prof. Ronaldo Stefanutti, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.