Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH receberá R$ 4,13 mi do REHUF

Duas integrantes do Hospital Universitário ajudando uma idosa a se locomover em uma sala do hospital (Foto: Viktor Braga/UFC)O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), que compõem o Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, contarão com um importante reforço financeiro para suas atividades de assistência, ensino e pesquisa. É que foram liberados R$ 4.130.047,00 do Ministério da Saúde (MS), sendo R$ 2.309.177,00 para a MEAC e R$ 1.820.870,00 para o HUWC. Os recursos são direcionados por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O Programa Federal conta ainda com recursos do Ministério da Educação (MEC).

No total, o REHUF liberou R$ 79,5 milhões para 48 unidades hospitalares por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (1º). "A importância desses recursos é que atendem à sobrevivência dos hospitais, como pagamento de contratos e compras de materiais que são necessários tanto para sobrevivência administrativa do hospital quanto material de emprego médico", explicou Eduardo Vieira, vice-presidente da EBSERH e presidente do Comitê Interno do REHUF.

No Ceará, a verba de custeio também tem destino certo. "Nos nossos hospitais, aplicaremos na aquisição de insumos, como medicamentos, produtos para a saúde e equipamentos médico-hospitalares, além de outras despesas que garantem seu funcionamento", anunciou Luciano Moreira, superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH.

Todas as liberações de verbas fazem parte de um planejamento prévio feito pela EBSERH. "Estão previstas ainda mais duas descentralizações para custeio nos dois próximos meses via MS e, posteriormente, liberações de recursos do MEC e do MS somente para investimentos. Esta verba será liberada de acordo com planos de trabalho produzidos pelos hospitais e priorizarão obras ou aquisição de equipamentos. Todas as demandas foram ordenadas de acordo com a necessidade e critérios previamente estabelecidos", afirmou Vieira, que esclareceu que nos últimos meses do ano os hospitais vão receber mais recursos para custeio de materiais via MEC/EBSERH.

SOBRE OS RECURSOS – Os recursos do REHUF são geridos pela EBSERH e disponibilizados pelo MEC e pelo MS. O programa destina-se à reestruturação e revitalização dos hospitais vinculados às universidades federais, incluindo as não filiadas à EBSERH. A descentralização dos recursos obedece a critérios como o porte do hospital (número de leitos) e o perfil assistencial (baixa, média ou alta complexidade), entre outros.

O objetivo é criar condições materiais e institucionais para que os hospitais universitários federais possam oferecer atendimento médico e hospitalar de qualidade, além de apoiar o ensino e a pesquisa.

Vinculada ao MEC, a EBSERH foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – fone: (85) 3366 8577