UFC e SEMACE firmam termo de cooperação para monitorar a qualidade do ar

ft 190702 unidade monitoramento ar1As pesquisas sobre a qualidade do ar no Estado do Ceará ganharam um importante aliado. Foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (2), nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a Estação Móvel de Monitoramento da Qualidade do Ar. O equipamento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) consegue identificar 16 parâmetros de qualidade do ar e 7 parâmetros meteorológicos.

Na ocasião, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos; o superintendente da SEMACE, Carlos Alberto Mendes, e o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, assinaram termo de cooperação técnica para a realização do projeto Monitoramento da Qualidade do Ar do Estado do Ceará (MQAr/CE), que tem o objetivo de realizar o monitoramento, a análise e a modelagem da qualidade do ar e da dispersão dos poluentes no Ceará.

O Prof. Henry Campos ressaltou a parceria que a UFC tem com o Governo do Estado, principalmente em áreas ambientais. "É uma oportunidade para trazer elementos que vão enriquecer nossos estudos e fazer com que a presença da Universidade se torne cada vez mais marcante, mais visível", comentou.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

ft 190702 unidade monitoramento ar2O secretário do Meio Ambiente aproveitou para lembrar outras parcerias que o Estado possui com a UFC, como o desenvolvimento do Plano de Manejo do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. Artur Bruno parabenizou a equipe da SEMACE pelo equipamento. "Isso [o projeto] revela a importância de avaliar, monitorar, fazer diagnóstico e ações concretas para melhorar a qualidade do ar no nosso Estado", afirmou.

Para o superintendente da SEMACE, Carlos Alberto Mendes, a inauguração da Estação Móvel na Reitoria da UFC mostra que a autarquia também pode contribuir com pesquisas. "Representa que a gente quer se aproximar da academia", destacou.

EQUIPAMENTO – A estação de monitoramento avalia a qualidade do ar de acordo com parâmetros exigidos em lei. O equipamento é capaz de identificar os níveis de 16 elementos químicos encontrados na atmosfera, entre eles, materiais particulados inaláveis, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre. Os dados são disponibilizados à sociedade no site da SEMACE.

Nos dois primeiros anos de funcionamento, a estação colherá dados em 24 pontos diferentes do Estado, duas vezes por ano, de forma a mapear a qualidade do ar. Os locais serão escolhidos por três critérios técnicos: o número de denúncias de poluição atmosférica recebidas pela SEMACE; vulnerabilidade da área à contaminação por efluentes gasosos, como zonas industriais; e representatividade no território cearense.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331