Curso de Gestão de Políticas Públicas é avaliado com nota máxima pelo MEC

Imagem: Mesa de abertura do 1º Congresso Cearense do Campo de PúblicasO Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, oferecido pelo Centro de Ciências Agrárias da Instituição, recebeu conceito 5 do Ministério da Educação (MEC), o que o coloca no patamar de excelência no ensino e dá à UFC mais uma graduação com nota máxima de qualidade. A visita da comissão de avaliadores do MEC ocorreu nos dias 17 e 18 de junho e o resultado da avaliação é agora divulgado.

Com atividades iniciadas em março de 2015, o curso está formando suas primeiras turmas. Por ano, oferta 50 vagas e tem oito semestres de duração, na modalidade presencial, sendo a maioria de suas disciplinas vinculadas ao Departamento de Estudos Interdisciplinares (DEINTER), do CCA.

Essa graduação está voltada à formação de quadros de nível superior científica, técnica e eticamente preparados para assumir responsabilidades enquanto administradores públicos e administradores do terceiro setor, capacitados a conceber, elaborar, implementar, gerir, monitorar e avaliar políticas, planos, programas e projetos de agências governamentais e não governamentais.

O bacharelado faz parte do "campo de públicas", expressão utilizada por professores, pesquisadores, estudantes e dirigentes de cursos de Administração Pública, Gestão Pública, Políticas Públicas, Gestão de Políticas Públicas e Gestão Social, de universidades brasileiras, voltados à defesa dos valores, interesses e propostas concernentes à implantação e à consolidação, no Brasil, de um ensino de graduação de qualidade.

O curso, no mencionado campo, é comprometido com os desafios da gestão pública necessária aos avanços sociais, políticos e administrativos nos governos, em seus diversos níveis (União, Estados e Municípios) e em seus diversos âmbitos (administração direta, indireta e fundacional, empresas públicas).

SAIBA MAIS – O curso foi criado a partir de diversas ações de pesquisa e extensão associadas à pós-graduação, como o Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP), e à graduação, através das ações desenvolvidas no Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF) no âmbito do Curso de Economia Doméstica. Nesse processo, também teve importância o Programa Residência Agrária, do CCA.

Ressalte-se ainda a participação de vários professores do Departamento de Economia Doméstica na inserção em diversas políticas e programas, seja através do desenvolvimento de pesquisa ou de execução de ações, entre as quais podem ser nomeadas as Políticas/Programas de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional; Educação Infantil; Gênero; Juventude e Pessoa Idosa; Reassentamento de Populações Urbanas e Rurais; Microcrédito e Economia Solidária, com efetiva contribuição no campo das políticas públicas.

Fonte: Profª Francisca Silvania de Sousa Monte, coordenadora de Programas Acadêmicos do CCA – fone: (85) 3366 9736