Curso de Gestão de Políticas Públicas é avaliado com nota máxima pelo MEC
- Quinta, 04 Julho 2019 14:32
O Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, oferecido pelo Centro de Ciências Agrárias da Instituição, recebeu conceito 5 do Ministério da Educação (MEC), o que o coloca no patamar de excelência no ensino e dá à UFC mais uma graduação com nota máxima de qualidade. A visita da comissão de avaliadores do MEC ocorreu nos dias 17 e 18 de junho e o resultado da avaliação é agora divulgado.
Com atividades iniciadas em março de 2015, o curso está formando suas primeiras turmas. Por ano, oferta 50 vagas e tem oito semestres de duração, na modalidade presencial, sendo a maioria de suas disciplinas vinculadas ao Departamento de Estudos Interdisciplinares (DEINTER), do CCA.
Essa graduação está voltada à formação de quadros de nível superior científica, técnica e eticamente preparados para assumir responsabilidades enquanto administradores públicos e administradores do terceiro setor, capacitados a conceber, elaborar, implementar, gerir, monitorar e avaliar políticas, planos, programas e projetos de agências governamentais e não governamentais.
O bacharelado faz parte do "campo de públicas", expressão utilizada por professores, pesquisadores, estudantes e dirigentes de cursos de Administração Pública, Gestão Pública, Políticas Públicas, Gestão de Políticas Públicas e Gestão Social, de universidades brasileiras, voltados à defesa dos valores, interesses e propostas concernentes à implantação e à consolidação, no Brasil, de um ensino de graduação de qualidade.
O curso, no mencionado campo, é comprometido com os desafios da gestão pública necessária aos avanços sociais, políticos e administrativos nos governos, em seus diversos níveis (União, Estados e Municípios) e em seus diversos âmbitos (administração direta, indireta e fundacional, empresas públicas).
SAIBA MAIS – O curso foi criado a partir de diversas ações de pesquisa e extensão associadas à pós-graduação, como o Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP), e à graduação, através das ações desenvolvidas no Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF) no âmbito do Curso de Economia Doméstica. Nesse processo, também teve importância o Programa Residência Agrária, do CCA.
Ressalte-se ainda a participação de vários professores do Departamento de Economia Doméstica na inserção em diversas políticas e programas, seja através do desenvolvimento de pesquisa ou de execução de ações, entre as quais podem ser nomeadas as Políticas/Programas de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional; Educação Infantil; Gênero; Juventude e Pessoa Idosa; Reassentamento de Populações Urbanas e Rurais; Microcrédito e Economia Solidária, com efetiva contribuição no campo das políticas públicas.
Fonte: Profª Francisca Silvania de Sousa Monte, coordenadora de Programas Acadêmicos do CCA – fone: (85) 3366 9736