Alunos da UFC integram startup que disputa competição internacional de projetos sociais

Imagem: Marina, Sarah, Brenno, Filipe, João Marcus e Leonardo são os cofundadores da Econtainer (Foto: Divulgação)Três estudantes da Universidade Federal do Ceará – Filipe Bessa, do Curso de Biotecnologia; João Marcus Tavares, do Curso de Ciências Econômicas; e Marina Lima, do Curso de Engenharia Civil – integram a startup Econtainer, única cearense e nordestina a disputar o Global Startup Weekend Sustainable Revolution, evento mundial que apoia iniciativas sociais de impacto.

Com os demais cofundadores da startup – Leonardo Gonçalves, Sarah Sanchez e Brenno Buarque –, eles desenvolveram um projeto de unidades móveis de produção agrícola, baseadas em containers marítimos, para ajudar pequenos e médios agricultores a produzir em qualquer época do ano.

Após vencer a etapa de Fortaleza do Global Startup Weekend Sustainable Revolution, a Econtainer disputa o evento com mais 51 empresas de todo o mundo, vencedoras de suas etapas locais. As 20 melhor posicionadas em uma votação receberão, em Boston (EUA), mentoria da maior aceleradora de negócios sociais do mundo, a Bridge for Billions, para ter o projeto impulsionado.

Com custo estimado em até R$ 35 mil cada, os containers sustentáveis foram planejados para reduzir o impacto dos efeitos sazonais do clima no sertão e auxiliar os pequenos produtores na plantação de frutas e hortaliças durante todo o ano, segundo Filipe Bessa, um dos cofundadores da Econtainer. Ele conta que a unidade móvel de produção agrícola proposta pela Econtainer é baseada em container totalmente restaurado, refrigerado e com sistemas de irrigação e reaproveitamento de água, para balancear as dificuldades impostas pelo clima árido do sertão cearense. "As únicas empresas que têm soluções parecidas estão nos Estados Unidos e cobram mais de 80% a mais pelo produto do que nós", garante.

"Nascemos com o propósito de ajudar os pequenos e médios produtores rurais com seus dois maiores problemas: instabilidade e falta de controle climáticas (ocasiona perda de produção e pragas) e logística (quase sempre produzem muito longe do consumidor final)", explica Filipe. "Nossa startup nasceu na edição Fortaleza do Startup Weekend Sustainable Revolution, que ocorreu de 14 a 16 de junho deste ano, ou seja, faz menos de um mês. Apesar de tão pouco tempo, já avançamos bastante e recebemos apoio de mentores, empresas e produtores rurais que nos ajudam a cocriar a solução com eles e para eles", afirma o estudante.

Filipe afirma que cinco produtores rurais já procuraram a Econtainer para adquirir a unidade móvel, mesmo sem ainda estar à venda. "Além disso, algumas empresas e órgão públicos de renome se interessaram bastante e estão pensando em viabilizar linhas de crédito para nossa tecnologia. Ainda não possuímos protótipo físico, é tudo muito recente, mas possuímos o projeto, planta rasa, orçamento e contato de fornecedores", esclarece.

VOTAÇÃOAté 13 de julho, para votar na Econtainer e ajudar a starturp cearense a ficar entre as 20 melhor posicionadas no Global Startup Weekend Sustainable Revolution, basta encontrar a iniciativa no site do evento. Mais informações sobre a Econtainer estão no perfil da startup no Instagram (@econtainerstartup).

Fonte: Filipe Bessa, cofundador da Econtainer e aluno do Curso de Biotecnologia da UFC – fone: (85) 99723 1281 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.