Nota: um dia para se aclamar a Ciência e a Pesquisa

No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, externamos nossa homenagem aos que, na Universidade Federal do Ceará, se dedicam à Ciência, à Tecnologia e à Inovação, investindo os frutos do seu trabalho no aprimoramento da atividade docente e na geração de benefícios para a sociedade. É oportuno que, nesta data, creditemos a eles boa parte dos avanços recentes, que elevaram nossa posição nos rankings da excelência, inserindo a UFC, definitivamente, no grupo das maiores e melhores universidades da América Latina.

Cabe também, no dia de hoje, chamar a atenção para a importância da produção científica das universidades públicas brasileiras, graças às quais o País se tem destacado no meio científico internacional, ocupando a 13ª posição na produção científica do planeta. Esse desempenho precisa ser reconhecido e valorizado para que as restrições orçamentárias e outras formas de descaso não venham estrangular aquela atividade.

Ciência e crescimento econômico, sabidamente, são elementos de um sistema que se retroalimenta: a produção de conhecimento atua como um dos combustíveis da economia, e por ela é alimentado, através do financiamento governamental e privado. Uma nação que pretende romper o ciclo de eterna dependência dos países centrais não pode prescindir de uma intensa atividade de pesquisa, pari passu com um Ensino Superior de excelência, inclusivo, comprometido com os valores humanísticos, os preceitos éticos e o ideal da paz.

Na UFC, fazemos Ciência, Tecnologia e Inovação inspirados pela paixão e também pela consciência de que a Universidade pública de qualidade tem compromisso histórico com a a mudança na direção de um mundo melhor.

Henry de Holanda Campos

Antônio Gomes de Souza Filho