Química Inorgânica Medicinal é tema de palestra nesta quinta-feira (11) no Campus do Pici

Imagem: Foto do Prof. Alzir Batista sorrindoO Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará recebe, nesta quinta-feira (11), o Prof. Alzir Batista, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, para ministrar a palestra "A Química Inorgânica Medicinal". A atividade ocorrerá a partir das 10h no anfiteatro do bloco 940, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição. A Química Inorgânica Medicinal é uma área da Química Inorgânica que tem caráter multidisciplinar. A palestra discutirá a inserção da Química Inorgânica no desenvolvimento de metalofármacos (medicamentos que possuem metais em sua composição) e o desejável equilíbrio da natureza com o homem.

PALESTRANTE ‒ Alzir Batista é pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui graduação (1973) em Química pela Universidade dos Povos Patrice Lumumba (Rússia) e mestrado (1978) e doutorado (1982) em Química pela Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente é professor sênior do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos e professor visitante no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás. Atua em temas envolvendo metais de transição, como: bioinorgânica (desenvolvimento de metalofármacos), catálise homogênea, cinética, eletroquímica e determinação estrutural de compostos de coordenação e organometálicos.

Fonte: Profª Izaura Diógenes, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica ‒ fones: (85) 3366 9166 e 3366 9377